MOTIVAÇÃO, COMPROMETIMENTO E SOFRIMENTO NO TRABALHO DO SETOR PÚBLICO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE SERGIPE

Autores

  • Layse de Jesus Cruz Universidade Federal de Sergipe
  • Napoleão dos Santos Queiroz Universidade Federal de Sergipe
  • Glessia Silva Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v16i2.12031

Resumo

Este estudo objetivou analisar as condições de trabalho dos servidores de uma universidade pública de Sergipe, considerando aspectos motivacionais, de comprometimento e de sofrimento. Para tanto foi feita uma pesquisa quantitativa com uso de questionários com os chefes de departamentos e núcleos e com os técnicos administrativos, que responderam questões relacionadas ao ambiente de trabalho e relacionamento interpessoal. Os resultados revelam que as condições de trabalho desses servidores têm deficiências oriundas do formato de gestão pública, desde o que diz respeito ao ambiente de trabalho até questões de gestão do plano de carreira, aproveitamento de pessoal qualificado e condições psicológicas.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Layse de Jesus Cruz, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Sergipe.

Napoleão dos Santos Queiroz, Universidade Federal de Sergipe

Graduação em Administração Pública pela Universidade Federal da Bahia (1975), Mestrado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1979) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2004). Exerceu o cargo da Diretor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da UFS por dois mandatos. Atualmente é professor associado 3 da Universidade Federal de Sergipe. Lecionando as seguintes disciplinas: Administração Pública Brasileira, Administração Municipal, Sociologia das Organizações e Planejamento Governamental. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, Teoria das organizações, Sociologia das organizações e Epistemologia organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração pública, setor informal do aglomerado urbano, abordagens institucionalistas da sociologia e da economia, economia dos custos de transação, planejamento urbano e cinema. É coordenador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Administração Pública - NEIAP da UFS.

Glessia Silva, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Sergipe. Mestranda em Administração na linha de pesquisa Inovação e Tecnologia pela Universidade Federal de Sergipe.

Downloads

Publicado

2015-04-15

Como Citar

Cruz, L. de J., Queiroz, N. dos S., & Silva, G. (2015). MOTIVAÇÃO, COMPROMETIMENTO E SOFRIMENTO NO TRABALHO DO SETOR PÚBLICO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE SERGIPE. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 16(2). https://doi.org/10.20946/rad.v16i2.12031

Edição

Seção

Artigos