O rastreamento ambiental nas micro e pequenas empresas(MPE’s): uma análise exploratória à luz do modelo de organizações como sistemasinterpretativos de Daft e Weick

Autores

  • Leonardo Blanco Santos Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Leila Pellegrino Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Michel Mott Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Jusmeire Fieni Ribeiro Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v16i2.13687

Resumo

Este trabalhoinvestiga como MPE’s realizam o rastreamento ambiental, tendo como referência omodelo de Daft e Weick (1984, 2007). Trata-se de uma pesquisa exploratória apoiadano paradigma interpretativista. A coleta de dados deu-se por meio deentrevistas semiestruturadas. Os entrevistados veem o ambiente de formaambígua, tendendo para hostil; os clientes são a principal fonte de informaçãosobre o ambiente, emergindo outras fontes não previstas: associações e internet.Com tendência a uma visão de ambiente não analisável e intrusão ativa, as MPE’sestudadas tendem à modalidade criação (enacting), mas muitas vezes,apresentam-se também na modalidade visão não dirigida.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leonardo Blanco Santos, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (linha de pesquisa: Gestão Humana e Social nas Organizações).Mestre em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos pelas Universidades de Coimbra e de Valência.

Leila Pellegrino, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutoranda em Administração deEmpresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (linha de pesquisa: Recursose Desenvolvimento Empresarial). Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas.

Michel Mott, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (linha de pesquisa: Gestão Humana e Social nas Organizações). Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Jusmeire Fieni Ribeiro, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutoranda em Administraçãode Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (linha de pesquisa:Gestão Humana e Social nas Organizações). Mestre em Ciências Contábeis pelaFUCAPE Business School.

Downloads

Publicado

2015-04-15

Como Citar

Santos, L. B., Pellegrino, L., Mott, M., & Ribeiro, J. F. (2015). O rastreamento ambiental nas micro e pequenas empresas(MPE’s): uma análise exploratória à luz do modelo de organizações como sistemasinterpretativos de Daft e Weick. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 16(2). https://doi.org/10.20946/rad.v16i2.13687

Edição

Seção

Artigos