A internacionalização da Petrobras na Bolívia: uma análise sobre as interfaces da cultura local

Renato Dias Baptista, Giuliana Santini Pigatto

Resumo


As organizações brasileiras tem ampliado seu processo de internacionalização produtiva nas últimas décadas. Nas unidades instaladas em outros países surgem variáveis que são incorporadas ao aprendizado organizacional e ampliam a força dos negócios. A Petrobras é uma empresa que acumula uma somatória de experiências em cada país em que se instala. Na Bolívia ela acumula um grande conjunto de informações após a sua instalação em 1995 e a efetiva operação nos anos seguintes. Dentre as inúmeras experiências acumuladas a interface cultura se evidencia diante de um histórico complexo e vinculado por questões políticas, sociais e econômicas.


Palavras-chave


Internacionalização; Cultura; Gestão; Bolívia; Petrobras

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DOI: http://dx.doi.org/10.20946/rad.v17i2.16269

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Revista Administração em Diálogo - RAD
ISSN: 2178-0080

     

 

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