CRISE ECONÔMICA RECENTE E NEGOCIAÇÕES COLETIVAS NO BRASIL: ALGUMAS LIÇÕES?

Autores

  • Wilson Amorin Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v11i2.2727

Resumo

Este artigo objetiva discutir como, do ponto de vista dos sindicatos de trabalhadores, a negociação coletiva se desenvolveu no Brasil após o início da crise econômica internacional em setembro de 2008. Observou-se o contexto destas negociações, estrutura, processos e resultados dos entendimentos entre sindicatos e empresas. Observa-se que as negociações coletivas deste período têm algumas semelhanças com períodos anteriores:ação unitária das centrais sindicais, negociações descentralizadas e flexibilização de remuneração e jornada como vias de ajuste das empresas e formas de garantia de emprego. Foram também identificadas as consequências das diferentes formas de condução dos processos de ajustes pelas empresas.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Wilson Amorin, Universidade de São Paulo - USP

Economista (FEA USP), Doutor em Administração pela FEAUSP, mestre em Administração pela FEA PUC/SP. Atualmente é professor e pesquisador da Fundação Instituto de Administração FIA.

Downloads

Publicado

2010-02-23

Como Citar

Amorin, W. (2010). CRISE ECONÔMICA RECENTE E NEGOCIAÇÕES COLETIVAS NO BRASIL: ALGUMAS LIÇÕES?. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 11(2). https://doi.org/10.20946/rad.v11i2.2727

Edição

Seção

Artigos