O EXERCÍCIO DA LIDERANÇA POR MEIO DO ESTILO COACHING NA GESTÃO DE EQUIPES
DOI:
https://doi.org/10.20946/rad.v11i2.2731Resumo
Esta pesquisa tem como um dos objetivos principais apresentar o estilo coaching de liderança, gestão, etc., bem como os demais estilos utilizados pelos técnicos de basquete, filiados a Federação Paulista. Em decorrência desta investigação, procurou-se verificar a possibilidade de aproveitamento do coaching enquanto estilo principal, tendo em vista que o coaching não é uma simples técnica a ser transmitida e aplicada em determinada circunstância prescrita, e sim um modo de liderar, lidar com pessoas, pensar e ser. O coaching é a capacidade essencial de liderança em equipe, onde o líder e o liderado formam uma parceria para identificar e alcançar as metas, com foco em contribuir para a melhoria do desempenho pessoal e profissional do liderando. Portanto, a liderança coaching é outro objetivo de estudo e apresenta-se como uma pesquisa de natureza exploratória e quantitativa, com finalidade descritiva. Utilizou-se de questionário, considerando a percepção e a opinião dos próprios técnicos acerca dos seus estilos de liderança. O grupo estudado foi composto por 21 técnicos que responderam ao questionário voluntariamente por e-mail. Foi verificado que existe preponderância no estilo coaching entre os técnicos de basquete, o que confirma a pesquisa apresentada neste trabalho. É possível observar, ainda, que o “anti-estilo” laissez faire é o de menor freqüência entre os respondentes. Isso se deve ao fato de que no anti-estilo laissez-faire, não há liderança, onde o líder evita assumir responsabilidade, tomar posição e resolver problemas.Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2010-02-23
Como Citar
Araújo, K. de, & Ferreira, M. A. de A. (2010). O EXERCÍCIO DA LIDERANÇA POR MEIO DO ESTILO COACHING NA GESTÃO DE EQUIPES. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 11(2). https://doi.org/10.20946/rad.v11i2.2731
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.