O EXERCÍCIO DA LIDERANÇA POR MEIO DO ESTILO COACHING NA GESTÃO DE EQUIPES
DOI:
https://doi.org/10.20946/rad.v11i2.2731Abstract
Esta pesquisa tem como um dos objetivos principais apresentar o estilo coaching de liderança, gestão, etc., bem como os demais estilos utilizados pelos técnicos de basquete, filiados a Federação Paulista. Em decorrência desta investigação, procurou-se verificar a possibilidade de aproveitamento do coaching enquanto estilo principal, tendo em vista que o coaching não é uma simples técnica a ser transmitida e aplicada em determinada circunstância prescrita, e sim um modo de liderar, lidar com pessoas, pensar e ser. O coaching é a capacidade essencial de liderança em equipe, onde o líder e o liderado formam uma parceria para identificar e alcançar as metas, com foco em contribuir para a melhoria do desempenho pessoal e profissional do liderando. Portanto, a liderança coaching é outro objetivo de estudo e apresenta-se como uma pesquisa de natureza exploratória e quantitativa, com finalidade descritiva. Utilizou-se de questionário, considerando a percepção e a opinião dos próprios técnicos acerca dos seus estilos de liderança. O grupo estudado foi composto por 21 técnicos que responderam ao questionário voluntariamente por e-mail. Foi verificado que existe preponderância no estilo coaching entre os técnicos de basquete, o que confirma a pesquisa apresentada neste trabalho. É possível observar, ainda, que o “anti-estilo” laissez faire é o de menor freqüência entre os respondentes. Isso se deve ao fato de que no anti-estilo laissez-faire, não há liderança, onde o líder evita assumir responsabilidade, tomar posição e resolver problemas.Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work licensed simultaneously under a Creative Commons Attribution License after publication, allowing the sharing of work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).