Compra não Planejada e Endividamento Pessoal: Uma Análise de Relação

Autores

  • Brunno Bonomo Fucape Business School
  • Emerson Wagner Mainardes Vínculo Institucional: Titulação Professor Associado e Pesquisador da FUCAPE Business School, Brasil.
  • Rozelia Laurett FUCAPE Business School

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2017v19i3.32758

Palavras-chave:

Compra por Impulso, Comportamento do Consumidor, Processo de Decisão de Compra.

Resumo

A literatura de compra por impulso e endividamento vêm sendo estudada separadamente por décadas, principalmente em estudos na área de marketing e finanças. Sendo assim, esta pesquisa propõe um estudo multidisciplinar entre os fenômenos de compra por impulso e endividamento pessoal. Logo, o objetivo central deste estudo foi identificar se há relação entre a compra por impulso e o endividamento pessoal no varejo tradicional. Para alcançar esse objetivo, realizou-se uma pesquisa quantitativa, descritiva, com corte transversal e do tipo Survey. A amostra contemplou 435 clientes de uma loja. Os dados foram coletados no ambiente de uma loja varejista de calçados no interior do Espírito Santo - Brasil. As relações entre as variáveis foram analisadas por meio de regressões múltiplas. Os resultados apontaram evidências de que, para os respondentes, a compra por impulso pode comprometer sua renda, mas não necessariamente o endividamento pessoal é proveniente da compra não planejada.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Brunno Bonomo, Fucape Business School

Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE), Brasil. MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/MMURAD), Brasil. Graduado em Administração de Empresas pela UNIVC, Brasil.

Emerson Wagner Mainardes, Vínculo Institucional: Titulação Professor Associado e Pesquisador da FUCAPE Business School, Brasil.

Doutor em Administração para Universidade da Beira Interior (UBI - Covilhã/Portugal - 2010). Mestre em Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2007), Brasil. Especialização em Administração pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (2000), Brasil. Graduação em Engenharia Industrial Elétrica pelo CEFET/PR (1993), Brasil.

Rozelia Laurett, FUCAPE Business School

Titulação: Doutoranda em Administração pela Universidade da Beira Interior (UBI/Portugal). Mestre em Administração de Empresas pela FUCAPE Business School.(2015), Brasil. MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Psicologia, UNESC (2015), Brasil. MBA em Gerência de Projetos (Metodologia PMI) pela UVV (2011), Brasil. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Vila Velha - UVV (2008), Brasil. 

Publicado

2017-08-31

Como Citar

Bonomo, B., Mainardes, E. W., & Laurett, R. (2017). Compra não Planejada e Endividamento Pessoal: Uma Análise de Relação. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 19(3), 49–69. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2017v19i3.32758