Dos Fragmentos à Complexidade: Princípios para a Construção da Estratégia no Século XXI

Autores

  • Leonardo Augusto Amaral Terra Universidade de São Paulo
  • João Luiz Passador Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2017v20i2.35231

Palavras-chave:

Complexidade, Teoria dos Sistemas, Estratégia, Método de Pesquisa, Epistemologia

Resumo

Este esforço de pesquisa visa apontar orientações epistemológicas sobre como as investigações na área de gestão devem ser tratadas e as consequências metodológicas dessa mudança de percepção, visando possibilitar o surgimento de um espaço teórico reflexivo, capaz de responder à complexidade dos cenários contemporâneos. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa teórica, cujo resultado apontou que, para romper com a lógica fragmentadora que permeia a própria estrutura de apreensão do conhecimento na área de gestão, é preciso que as abordagens multimétodos se tornem parte do cotidiano das pesquisas na área da estratégia, estruturadas para abarcar as etapas teóricas, empíricas, indutivas e dedutivas de forma a permitir uma completa compreensão dos fenômenos relacionados ao processo estratégico.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leonardo Augusto Amaral Terra, Universidade de São Paulo

Professor da Universidade de São Paulo – USP. Doutor em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo – USP.

João Luiz Passador, Universidade de São Paulo

Professor da Universidade de São Paulo – USP. Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.

Downloads

Publicado

2018-05-05

Como Citar

Terra, L. A. A., & Passador, J. L. (2018). Dos Fragmentos à Complexidade: Princípios para a Construção da Estratégia no Século XXI. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 20(2), 46–69. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2017v20i2.35231

Edição

Seção

Artigos