Dos Fragmentos à Complexidade: Princípios para a Construção da Estratégia no Século XXI

Autores/as

  • Leonardo Augusto Amaral Terra Universidade de São Paulo
  • João Luiz Passador Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2017v20i2.35231

Palabras clave:

Complexidade, Teoria dos Sistemas, Estratégia, Método de Pesquisa, Epistemologia

Resumen

Este esforço de pesquisa visa apontar orientações epistemológicas sobre como as investigações na área de gestão devem ser tratadas e as consequências metodológicas dessa mudança de percepção, visando possibilitar o surgimento de um espaço teórico reflexivo, capaz de responder à complexidade dos cenários contemporâneos. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa teórica, cujo resultado apontou que, para romper com a lógica fragmentadora que permeia a própria estrutura de apreensão do conhecimento na área de gestão, é preciso que as abordagens multimétodos se tornem parte do cotidiano das pesquisas na área da estratégia, estruturadas para abarcar as etapas teóricas, empíricas, indutivas e dedutivas de forma a permitir uma completa compreensão dos fenômenos relacionados ao processo estratégico.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Leonardo Augusto Amaral Terra, Universidade de São Paulo

Professor da Universidade de São Paulo – USP. Doutor em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo – USP.

João Luiz Passador, Universidade de São Paulo

Professor da Universidade de São Paulo – USP. Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.

Publicado

2018-05-05

Cómo citar

Terra, L. A. A., & Passador, J. L. (2018). Dos Fragmentos à Complexidade: Princípios para a Construção da Estratégia no Século XXI. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 20(2), 46–69. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2017v20i2.35231