Aumento do Poder de Compra do Varejo e o Impacto nas Estratégias de Precificação
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-0080.2017v20i2.36562Palavras-chave:
Varejo, Precificação, Posicionamento de Marca, Poder de CompraResumo
O objetivo do presente trabalho é analisar as estratégias de posicionamento e de preço de bens de consumo do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, observar se existem discrepâncias entre a estratégia que as empresas recomendam e o preço praticado nas grandes redes de varejo e, consequentemente, seus impactos no posicionamento desses produtos em comparação com a concorrência. Foram coletados dados sobre posicionamento e estratégias de preço de duas marcas de uma empresa multinacional, além de dados secundários de volume de vendas e preços médios praticados nos pontos de venda. A análise dos resultados revelou que o incorreto posicionamento dos produtos pode impactar negativamente a rentabilidade de alguns produtos e categorias, bem como danificar a imagem da marca. Os fatores identificados como sendo determinantes nos impactos das variações de preço foram: elasticidade da demanda, relação preço-qualidade e diferenciação de marca.
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