O futuro da pós-graduação no Brasil em 2030

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2020v22i3.43829

Palavras-chave:

Pós-Graduação no Brasil, Prospecção, Técnica Delphi

Resumo

A pós-graduação no Brasil apresentou crescimento expressivo nos últimos dez anos e este fato justifica o interesse em pesquisar quais são as tendências da pós-graduação para o ano 2030. Para isso, realizou-se uma consulta com 18 especialistas em educação por meio da técnica Delphi. Os resultados receberam tratamento estatístico e qualitativo. Os resultados indicaram tendências associadas à internacionalização, ao uso de tecnologias na educação superior, o foco em produções científicas de melhor qualidade e a necessidade de mais investimento governamental. Concluiu-se que o estudo atendeu ao objetivo proposto, sendo possível analisar as tendências do futuro da Pós-Graduação do país.

 

Palavras-chave: Pós-Graduação no Brasil; Prospecção; Técnica Delphi.

 

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Carlos de Amorim, Universidade Federal Fluminense

Servidor Técnico-Administrativo em Educação na Universidade Federal Fluminense - UFF. Graduado no curso superior de tecnologia em Gestão Pública (Universidade Estácio de Sá, 2015) e Pós-Graduado, nível Lato Sensu, em Gestão Pública Municipal (Universidade Federal Fluminense, 2016).

Sheila Serafim da Silva, Universidade de São Paulo

Doutora em Administração pela FEA-USP em cotutela com a Universidade de Salamanca; Especialista em Educação e Tecnologias pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Mestre (2015) e Graduada (2011) em Administração pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisa os tema: Educação executiva; Metodologias ativas com foco em Jogos de empresas; Soft Skills e Educação híbrida e online. Professora assistente na Faculdade FIA de Administração e Negócios. Atua junto à coordenação da área de Ensino e Pesquisa em Administração do Congresso de Administração, Sociedade e Inovação (CASI). Participa dos grupos de pesquisa: Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS-UFF), Programa de Estudos do Futuro (PROFUTURO-USP) e Grupo de Excelência do Processo Prospectivo e Construção de Cenários (GEPC-CRA-SP). É revisora dos periódicos: IJI, RAI, RASI, RAU e avaliadora nos eventos: ENANPAD, SEMEAD, CASI, CIEEMAT. Professora e orientadora na área de Administração Geral e Administração Pública em nível de graduação e pós-graduação lato sensu. Tem experiências com Metodologias Ativas desde 2008 e Educação a distância desde 2012. Possui 14 trabalhos publicados em periódicos, 33 trabalhos em Anais de eventos e 2 capítulos de livros na área da Administração. Orientou 20 trabalhos de especialização e 8 trabalhos de graduação; Participou de 38 bancas/avaliações de trabalhos de graduação e 17 de especialização. Recebeu fomento para pesquisa, treinamento e capacitação técnica da FAPERJ. Trabalhou junto aos grupos de pesquisa do Laboratório de Multi-Aplicações em Gestão (LAMAG-UFF) e em organizações públicas (UFF-docente, UNIFESP-orientadora, IBGE-supervisora, CEDERJ-tutora). Na iniciativa privada, possui experiência na área comercial/vendas.

Renata Giovinazzo Spers, Universidade de São Paulo FIA Business School

Graduada em ciências econômicas pela USP (1997), mestrado e doutorado em administração pela mesma universidade em 2003 e 2007, respectivamente. Fez estágio de doutorado na Universidade de Cambridge (2006) e na Universidade Howard (2007). Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade Vanderbilt (EUA), em 2010, com apoio da FAPESP. Obteve o título de livre-docência pela FEA-USP (2016). É Professora Associada do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Coordenou projetos de pesquisa com apoio da FAPESP (2013) e CNPq (2014 a 2017). Atuou como Líder da Área Economia das Organizações do DA/FEA/USP (2013 e 2014) e membro titular da Comissão de Apoio à Pesquisa do DA/FEA/USP (2014 a 2017). Atuou como membro titular da Comissão de Internacionalização do Departamento de Administração (2015 e 2016). Atuou na equipe de coordenação da Agência USP de Inovação (AUSPIN), como Assessora Técnica de Direção (2016 e 2017). É líder do grupo de pesquisas Programa de Estudos do Futuro - PROFUTURO. Editora da Revista Científica Future Studies Research Journal. Atua em Estratégia e Estudos do Futuro, com ênfase nos temas: administração estratégica, prospecção de tendências tecnológicas, econômicas e mercadológicas; metodologias de prospecção Delphi e cenários; estratégias para a base da pirâmide e internacionalização em mercados emergentes. Também atua com estudos sobre educação executiva e métodos ativos de ensino. Diretora do Profuturo e dos MBAs Internacionais da FIA. É certificada Personal and Professional Coach, pela Sociedade Brasileira de Coaching. Associada ao Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

Downloads

Publicado

2020-09-26

Como Citar

Amorim, J. C. de, Silva, S. S. da, & Spers, R. G. (2020). O futuro da pós-graduação no Brasil em 2030. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 22(3), 55–72. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2020v22i3.43829