Estrutura de capital dos bancos: Discussões teóricas acerca de sua relevância na maximização de valor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2020v22i3.45245

Palavras-chave:

Relevância da Estrutura de Capital, Alavancagem Financeira, Estrutura de Capital dos Bancos

Resumo

A captação de recursos pelos bancos pode afetar significativamente seus resultados. Há uma clara preferência pelo capital de terceiros na estrutura de capital (depósitos de clientes) como forma de captação menos onerosa para alavancagem de resultados. Determinadas particularidades da indústria financeira como os requerimentos de capital regulatório, as garantias e proteções governamentais e privadas e as imperfeições existentes nos mercados, são alguns aspectos que sinalizam para a relevância da estrutura de capital nos bancos. Como um tema controverso, a estrutura de capital desperta crescente interesse acadêmico por pesquisas críticas que tratem de sua relevância para a maximização de valor, motivando o desenvolvimento deste ensaio que contribui no campo teórico e decisório ao oportunizar o debate crítico sobre o tema.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alexandre Franco de Godoi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP)

Doutorado em Administração (PUC São Paulo), Mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais (PUC São Paulo), MBA Executivo em Gestão Tributária pelo (INPG), Pós Graduação Lato Sensu em Contabilidade, Controladoria e Auditoria (PUCCAMP), Extensão Acadêmica em IFRS (FIPECAFI/FEA USP), Extensão Acadêmica em Contabilidade Internacional (PUCCAMP) e Bacharelado em Ciências Contábeis (PUCCAMP). Avaliador de Periódicos Científicos.

José Odálio dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP)

Livre Docência em Administração/Finanças (FEA-USP), Pós-Doutorado em Administração/Finanças (FEA-USP), Doutorado em Administração/Finanças (FGV-SP), Mestrado em Administração/Finanças (PUC-SP), Pós-Graduação (Lato Sensu) em Administração Industrial (USP), Graduação em Ciências Contábeis (PUC-SP) e Graduação em Administração de Empresas (PUC-SP).

Fernando de Almeida Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP)

Doutorado em Ciências Sociais (PUC-SP), Mestrado em Administração de Empresas (MACKENZIE), Especialização em Avaliação Institucional (UNB), Especialização em Administração com ênfase em Finanças (UNIFIEO), Especialização em Formação de Docentes para a atuação em Educação à Distância (ESAB), Graduação em Administração de Empresas (UNIFIEO), Graduação em Ciências Contábeis (UCDB) e Graduação em Administração Pública (UCDB).

José Carlos Marion, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP).

Livre Docência em Ciências Contábeis (FEA-USP), Pós-Doutorado (KANSAS UNIVERSITY EUA), Doutorado em Controladoria e Contabilidade (FEA-USP), Mestrado em Controladoria e Contabilidade (FEA-USP), Graduação em Ciências Econômicas (FECAP-SP) e Graduação em Ciências Contábeis (FECAP-SP).

Downloads

Publicado

2020-09-26

Como Citar

Franco de Godoi, A., dos Santos, J. O., de Almeida Santos, F., & Marion, J. C. (2020). Estrutura de capital dos bancos: Discussões teóricas acerca de sua relevância na maximização de valor. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 22(3), 73–94. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2020v22i3.45245