Financiamento da inovação: uma estratégia competitiva

Autores

  • Adelaide Maria Coelho Baêta
  • Flávia Maria Coelho Baêta-Lara
  • Valdênia Silva Melo

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v8i1.466

Resumo

Resumo Este artigo é resultado de uma pesquisa sobre estratégias de inovação e competitividade com empresas emergentes na área de biotecnologia. Através de um estudo de caso, o trabalho mostra as dificuldades e os desafios enfrentados por uma empresa de biotecnologia na busca de aumentar a competitividade, a relevância da estratégia de segmentação da cadeia produtiva e sua integração através da construção de redes de inovação, bem como os resultados alcançados na implementação da rede com a participação do venture capital. A conclusão aponta para a importância do financiamento de venture capital nas empresas de biotecnologia. Diante da complexidade do setor, tais empresas tendem a atuar num modelo de arquitetura aberta, considerando que para superar tais condições elas buscam organizar-se de modo a favorecer o estabelecimento de relações de complementaridade, num esforço continuo de construção e reconstrução. Palavras chave: Inovação, financiamento, estratégia competitiva.

Abstract This paper is resulted of a research on strategies of innovation and competitiveness with emerging companies in the biotechnology industry. Through a case study, the work shows to the difficulties and challenges faced by a company in search of biotechnology to increase the competitiveness, the relevance of the strategy of segmentation of the productive chain and its integration by building networks of innovation as the results reached in the implementation of the network with the participation of venture capital. The conclusion points to the importance of funding for venture capital in biotechnology companies. Given the complexity of the industry, such companies tend to act in a model of open architecture, considering those to overcome such conditions they seek organize themselves in order to promote the establishment of relations of complimentary, in an effort to continue construction and reconstruction. Key words: Innovation, financial support, competitive strategy.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adelaide Maria Coelho Baêta

Doutora em Engenharia de Produção - Gestão da Inovação pela COPPE-UFRJ. Professora do Mestrado Profissional em Administração das Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo-MG.

Flávia Maria Coelho Baêta-Lara

Mestre em Administração pelas Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo-MG; professora do Curso de Administração do IBMEC-MG; Coordenadora da Pós-graduação IBMEC-MG.

Valdênia Silva Melo

Mestre em Administração pelas Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo-MG

Downloads

Publicado

2007-12-19

Como Citar

Baêta, A. M. C., Baêta-Lara, F. M. C., & Melo, V. S. (2007). Financiamento da inovação: uma estratégia competitiva. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 8(1). https://doi.org/10.20946/rad.v8i1.466

Edição

Seção

Artigos