Análise das Ações de Responsabilidade Social nos Setores Metalúrgico e de Mineração no Brasil

Cândido Ferreira da Silva Filho, Samuel Carvalho de Benedicto, Cibele Roberta Sugahara, Luiz Henrique Vieira da Silva, Rafael Mercadante Viotti, Diego de Melo Conti

Resumo


O objetivo deste artigo foi analisar as ações de responsabilidade social das indústrias metalúrgica e de mineração no Brasil, além das contribuições para a proteção do meio ambiente, promoção do desenvolvimento social e comunitário, condições dignas trabalho e renda, e fortalecimento dos direitos humanos, como parte da estratégia competitiva. A pesquisa se caracteriza como exploratória e descritiva, pois foi desenvolvida a partir de levantamento bibliográfico e documental em websites corporativos e relatórios de sustentabilidade. Os resultados revelam um conjunto de características da responsabilidade social dos setores metalúrgico e de mineração no Brasil, e a articulação da responsabilidade social com a estratégia competitiva.


Palavras-chave


Responsabilidade Socioambiental; Direitos Humanos; Metalurgia e Mineração

Texto completo:

PDF

Referências


Baraibar-Diez, E., & Sotorrío, L. L. (2018). O efeito mediador da transparência na relação entre responsabilidade social corporativa e reputação corporativa. Revista Brasileira de Gestão de Negócios-RBGN, 20(1), 05-21.

Barnett, M. L. (2007). Stakeholder influence capacity and the variability of financial returns to corporate social responsibility. Academy of Management Review, 32(3), 794-816.

Bowen, H. R. (1953). Social Responsibilities of the Businessman Harper & Row. New York.

Brasil, Constituição Federal (1988). Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 07 nov. 2019.

Castelo Branco, M., Delgado, C., Sá, M. & Sousa, C. (2014), Comparing CSR communication on corporate web sites in Sweden and Spain, Baltic Journal of Management, Vol. 9 No. 2, pp. 231-250. https://doi.org/10.1108/BJM-10-2013-0151

Castro, A. E., Campos, S. A. P., & Trevisan, M. (2018). A institucionalização (ou banalização) da Sustentabilidade Organizacional à luz da teoria crítica. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 12(3), 110-123.

Carroll, A. B., & Shabana, K. M. (2010). The business case for corporate social responsibility: A review of concepts, research and practice. International Journal of Management Review, 12(1), 85-105.

Carroll, A. B. (1979). A three-dimensional conceptual model of corporate performance. Academy of Management Review, 4(4), 497-505.

Comissão, D. C. E. (2001). Livro verde: promover um quadro europeu para a responsabilidade social das empresas. Bruxelas: [s. ed.].

Dahlsrud, A. (2008). How corporate social responsibility is defined: an analysis of 37 definitions. Corporate Social Responsibility and Environmental Management, 15(1), 1-13.

Davis, K. (1960). Can business afford to ignore social responsibilities? California Management Review, 2(3), 70-76.

Donadelli, F., Veiga, J. P., Brandão, R., & Martin, S. B. (2016). Responsabilidade social na mineração e o ciclo político local: o caso da Alcoa em Juruti (Pará). RURIS-Revista do Centro de Estudos Rurais-UNICAMP, 10(1).

Faria, A., & Sauerbronn, F. F. (2008). A responsabilidade social é uma questão de estratégia? Uma abordagem crítica. Revista de Administração Pública, 42(1), 7-33.

Franks, D. M., & Cohen, T. (2012). Social License in Design: Constructive technology assessment within a mineral research and development institution. Technological Forecasting and Social Change, 79(7), 1229-1240.

Friedman, M. (1970, September 13). A Friedman doctrine: The social responsibility of business is to increase its profits. The New York Times Magazine, 13, 32-33.

Friedman, M. (2009). Capitalism and freedom. University of Chicago press.

Freeman, R. E. (2001). A stakeholder theory of the modern corporation. Perspectives in Business Ethics Sie, 3, 144.

Galbreath, J. (2009), Building corporate social responsibility into strategy, European Business Review, 21(2), 109-127. https://doi.org/10.1108/09555340910940123

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Editora Atlas SA.

Green, T., & Peloza, J. (2011). How does corporate social responsibility create value for consumers? Journal of Consumer Marketing, 28(1), 48-56.

Hilson, G. (2012). Corporate Social Responsibility in the extractive industries: Experiences from developing countries. Resources Policy, 37(2), 131-137.

Holmes, S. L. (1976). Executive perceptions of corporate social responsibility. Business Horizons, 19(3), 34-40.

Jones, T. M. (1980). Corporate social responsibility revisited, redefined. California Management Review, 22(3), 59-67.

McManus, T., Holtzman, Y., & Lazarus, H. (2008). The business strategy/corporate social responsibility “mash‐up”. Journal of Management Development, 27(10), 1066-1085.

Ministério Público Federal (2019). Grandes Casos. Caso Samarco. Disponível em: http:// www.mpf.mp.br/grandes-casos/caso-samarco. Acesso em: 12 out. 2019.

Parsons, R., & Moffat, K. (2014). Constructing the meaning of social licence. Social Epistemology, 28(3-4), 340-363.

Passarinho, N. (2019, 29 de janeiro). Tragédia com barragem da Vale em Brumadinho pode ser a pior no mundo em 3 décadas. BBC News, Londres, 29.

Pinheiro, S. M. D. (2012). Responsabilidade Social Empresarial: uma abordagem atual. (Dissertação de Mestrado). Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, Portugal.

Prno, J., & Slocombe, D. S. (2012). Exploring the origins of ‘social license to operate’in the mining sector: Perspectives from governance and sustainability theories. Resources Policy, 37(3), 346-357.

Porter, M. E., & Kramer, M. R. (2006). The link between competitive advantage and corporate social responsibility. Harvard Business Review, 84(12), 78-92.

Silva Filho, C. F., Benedicto, S. C., Sugahara, C. R., & Georges, M. R. R. Corporate Social Responsibility of Pharmaceutical Industry in Brazil. International Journal of Humanities and Social Science (online), 9, 40-50.

Trivinos, A. N. S. (2010). Introdução à Pesquisa de Ciências Sociais [Introduction to the research on Social Sciences]. São Paulo: Atlas.

United Nations. Economic Commission for Africa. Publications, & Conference Management Section (Addis Ababa). (2011). Minerals and Africa's Development: The International Study Group Report on Africa's Mineral Regimes. Economic Commission for Africa.

Valor (2018). Ranking Valor 1000. Nº 18, Ano 18.




DOI: https://doi.org/10.23925/2178-0080.2021v23i2.49160

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Flag Counter

Revista Administração em Diálogo - RAD
ISSN: 2178-0080

EPJ

       

 

Apoio: