A influência da adoção do Big Data na análise do conhecimento da tecnologia e da propensão ao uso por gestores
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-0080.2022v24i153111Palavras-chave:
Big Data, Tecnologia, Conhecimento Propensão ao usoResumo
As constantes inovações tecnológicas trazem consigo um cenário desafiador com novas tendências de consumo, com alta competitividade, e o Big Data surge como uma tecnologia que amplia a visão da organização no que se refere a favorecer as decisões estratégias. Diante disso, o objetivo deste estudo é analisar a influência da adoção do Big Data na análise do conhecimento da tecnologia e da propensão do uso por gestores. A amostra analisada foi constituída de 118 organizações, representadas pelos seus respectivos gestores. O instrumento de pesquisa foi adaptado ao modelo de Lunardi, Dolci e Maçada (2010) por meio de uma coleta de dados com o uso de um survey. Para o tratamento dos dados desta pesquisa, optou-se pelo modelo baseado no Partial Least Squares. Como resultado, o construto Utilidade Percebida indicou ser o mais representativo do modelo, indicando que os respondentes acompanham as tendências tecnológicas que emergem e mantem-se atualizados em relação àquelas que considerem relevantes, entendendo que as aplicações de Big Data simplificam suas tarefas e o desempenho organizacional. Por fim, o estudo propõe que o modelo pode ser aplicado com seus devidos ajustes em atenção as novas tecnologias.
Metrics
Referências
Ali, A., Ariffin, N., Arumugam, N., Salleh, F., & Yusof, N. (2012). Perceptions of IT among SMEs Operators in Malaysia. Asian Social Science. August; 8(10):68-75.
Avram, M. G. (2014) Advantages and Challenges of Adoption Cloud Computing from an Enterprise Perspective. Procedia Technology, 12, 529-534, https:// doi.org/10.1016/j.protcy.2013.12.525
Beath, C., Becerra-Fernandez, I., Ross, J., & Short, J. (2012). Finding value in the information explosion. MIT Sloan Management Review, 53(4).
Brousell, L. (2013) Seeking the Elusive Data Scientist. CIO, Framingham, 26 (10).
Callebaut, W. (2012) Scientific perspectivism: A philosopher of science’s response to the challenge of big data biology. Studies in history and philosophy of biological sciences, 43(1), 69-80, DOI: 10.1016/j.shpsc.2011.10.007
Castro, S. (2014) Optimizing your data management for big data. Journal of Direct, Data and Digital Marketing Practice, 16(1), 15-18, https://doi.org/10.1057/ dddmp.2014.46
Chen, H., Chiang, R. H. L. & Storey, V. C. (2014) Business Intelligence and Analytics: from Big Data to Big Impact. MIS Quarterly, 36(4), 1165-1188.
Duane, A., O'Reilly, P., & Andreev, P. (2014) Realising M-Payments: modelling consumers' willingness to M-pay using Smart Phones. Behaviour & Information Technology, 33(4), 318-334, https://doi.org/10.1080/0144929X.2012.745608
Fornell, C., & Larcker, D. F. (1981) Evaluating structural equation models with unobservable variables and measurement error. Journal of Marketing Research, 18(1), 39-50, https://doi.org/10.2307/3151312
Goes, P. B. (2014) Big Data and IS Research. MIS Quarterly, 38(3).
Hair, J. F., Hult, G. T. M., Ringle, C., & Sarstedt, M. (2014) A primer on partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM), Sage Publications. https://doi.org/ 10.1080/1743727X.2015.1005806
Hilbert, M., & Lopez, P. (2011) The World’s Technological Capacity to Store, Communicate, and Compute Information, Science, 332 (6025), 60-65, https://doi.org/10.1126/science.1200970
King, A. A., & Baatartogtokh, B. (2015) How Useful is the Theory of Disruptive Innovation? MIT Sloan Management Review, 57(1), 77-90, Cambridge.
Kwon, O., Lee, N., & Shinb, B. (2014) Data quality management, data usage experience and acquisition intention of big data analytics, International Journal of Information Management, 34(3), 387-394, https://doi.org/ 10.1016/j.ijinfomgt.2014.02.002
Leeflang, P. S. H., Verhoef, P. C., Dahlström, P., & Freundt, T. (2014) Challenges and solutions for marketing in a digital era, European Management Journal, 32(1), 1-12, https://doi.org/10.1016/j.emj.2013.12.001
Laney, D. (2001) 3D data management: Controlling data volume, velocity and variety, Meta Group.
Lunardi, G. L., Dolci, P. C., & Maçada, A. C. G. (2010) Adoção de tecnologia de informação e seu impacto no desempenho organizacional: um estudo realizado com micro e pequenas empresas, Revista de Administração, São Paulo, 45(1), 05-17, jan./fev./mar, https://doi.org/10.1016/S0080-2107(16)30505-2
Lunardi, G. L., Dolci, D. B., & Wendland, J. (2013) Internet Móvel nas Organizações: Fatores de Adoção e Impactos sobre o Desempenho, Revista de Administração Contemporânea, 17(6), 679-703, https://doi.org/10.1590/S1415-65552013000600004
Malhotra, N. K. (2014) Essentials of Marketing Research: A Hands-On Orientation, 1st. Edition, Prentice Hall, ISBN: 978-0137066735
Markham, S. K., Kowolenko, M., & Michaelis, T. L. (2015) Unstructured text analytics to support new product development decisions, Research Technology Management, 58(2), 30-39, https://doi.org/10.5437/08956308X5802291
Oliveira, B. M. K., & Ramos, A. S. M. (2009) Utilidade Percebida, Facilidade de Uso e Autoeficácia na Intenção de Continuidade de Utilização do Moodle: uma Pesquisa com Alunos de um Projeto Piloto da Universidade Aberta do Brasil, EnADI, Recife, ISSN 2177-2487.
Prates, G., & Ospina, M. (2004) Tecnologia da informação em pequenas empresas: fatores de êxito, restrições e benefícios, Revista de Administração Contemporânea, 8(2), 09-26, DOI: 10.1590/S1415-65552004000200002.
Refermat, E. (2015) What is Big Data? Automatic Merchandiser, 57(1), 22-26, Ft. Atkinson.
Shmueli, G., & Koppius, O. R. (2011) Predictive analytics in information systems research, MIS Quarterly, 35(3), 553-572, DOI: 10.2307/23042796.
Weber, K., Otto, B. and Österle, H. (2009) One size does not fit all – a contingency approach to data governance, Journal of Data and Information Quality, 1(1), article 4, 27p. https://doi.org/10.1145/1515693.1515696
Zikopoulos, P. C. and Eaton, C. (2012) Understanding Big Data: Analytics for Enterprise Class Hadoop and streaming data, McGraw-Hill.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Administração em Diálogo - RAD
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.