Inovação social e economia compartilhada sem fins lucrativos: aproximações conceituais e práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2023v25i1.53207

Palavras-chave:

inovação social, economia compartilhada, aproximações

Resumo

Com base na leitura de publicações envolvendo os temas de Inovação Social e Economia Compartilhada, conseguimos encontrar aproximações conceituais e práticas. Ações inovadoras, movidas por um propósito social podem se conectar com a economia de compartilhamento que não visa fins lucrativos. Esse novo tipo de economia surge em resposta ao hiperconsumo, que incita a sociedade a comprar cada vez mais. Na sua essência, a economia compartilhada se opõe ao pensamento de compra e posse de bens de consumo que poderão se tornar ociosos na maior parte do tempo. Há iniciativas que aproximam os dois conceitos, apresentando uma maneira de resolver algum problema social utilizando premissas da economia compartilhada, como o uso de tecnologias para conectar pessoas. Os resultados desta pesquisa indicam as aproximações conceituais dos dois temas, ilustrando-as em dois estudos de caso.

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Biografia do Autor

Ana Clara Aparecida Alves de Souza, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Pesquisadora em Pós-Doutorado no PPGAd da Escola de Negócios da PUCRS; Doutora em Administração pela UFRGS. 

Áreas de interesse: Inovação social, empreendedorismo social, sustentabilidade, RSC, economia compartilhada, pesquisa qualitativa, negócios de impacto social.

Bruna Tkatch Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Estudante de Jornalismo (Graduação - PUCRS)

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Publicado

2023-01-02

Como Citar

Souza, A. C. A. A. de, & Pereira, B. T. (2023). Inovação social e economia compartilhada sem fins lucrativos: aproximações conceituais e práticas. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 25(1), 27–44. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2023v25i1.53207

Edição

Seção

Artigos