Consumo, descarte e redes de significações de vestuário de segunda mão para consumidores de baixa renda

Autores

  • Marcelo de Rezende Pinto Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Georgiana Luna Batinga Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Ronan Leandro Zampier Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Patrícia Daniela Souza dos Anjos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2022v24i3.56696

Palavras-chave:

Consumo, Descarte, Roupa Usada

Resumo

Considerando que o descarte ainda é um tema pouco explorado na literatura de consumo, este artigo relata resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar como se articulam o consumo, o descarte e a construção de significados de roupas usadas no contexto de comunidades de baixa renda. Foram conduzidas 25 entrevistas em profundidade com consumidores de roupas usadas em regiões carentes da cidade de Belo Horizonte. A partir da análise de três categorias que emergiram do corpus, os resultados apontaram que esse mercado é permeado por questões simbólicas principalmente no que tange à relação das pessoas com as roupas. Verificou-se também que o descarte das roupas surgiu como um elemento central para a constituição desse mercado.

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Biografia do Autor

Marcelo de Rezende Pinto, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutor em Administração pela UFMG. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Administração da PUC Minas

Georgiana Luna Batinga, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (DAGEE/UTFPR), campus Curitiba. Possui Doutorado (2018), Mestrado (2014) e Graduação (2008) em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Desenvolve pesquisas na área de Trabalho, Consumo e Sociedade, com aportes teórico-metodológicos na Análise do Discurso e Análise Crítica do Discurso.

Ronan Leandro Zampier, Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui graduação em Administração pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2004), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Cruzeiro do Sul (2021), especialização em Gestão Estratégica pela Universidade Federal de Viçosa (2007), mestrado em Administração pela FEAD Minas, área de concentração Gestão Estratégica das Organizações (2012) e doutorado em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa, na linha de pesquisa Trabalho, Consumo e Cultura (2019). Atualmente é professor substituto no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Campus Avançado Ubá.

Patrícia Daniela Souza dos Anjos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestra em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas (PPGA-PUC Minas). Graduada em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC Minas). Integrante do Núcleo de Pesquisas em Ética e Gestão Social (NUPEGS) do PPGA da PUC Minas. Seus interesses de pesquisa concentram-se em: Desenvolvimento Sustentável, Desenvolvimento Local e Territorial, Economia da Funcionalidade e Cooperação, Economia Circular e Compartilhada, Empreendedorismo e Inovação.

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Publicado

2022-09-01

Como Citar

Pinto, M. de R., Luna Batinga, G. ., Leandro Zampier, R., & Daniela Souza dos Anjos, P. (2022). Consumo, descarte e redes de significações de vestuário de segunda mão para consumidores de baixa renda. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 24(3), 125–141. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2022v24i3.56696