Tecnologias na gestão do conhecimento: percepção de profissionais do setor energético

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2023v25i2.57115

Palavras-chave:

tecnologia, gestão do conhecimento, pessoas, percepção, setor de energia

Resumo

É imperativa a contribuição das tecnologias na Gestão do Conhecimento. Por isso é necessário considerar a percepção das pessoas acerca dessas tecnologias, pois são esses indivíduos que as utilizarão para gerenciar o conhecimento.Esta pesquisa teve o objetivo de analisar, na perspectiva dos empregados de uma empresa do setor energético, o uso de tecnologias na Gestão do Conhecimento. Trata-se de um estudo de caso aplicado-descritivo com abordagem quantitativa. Por resultado, duas das 14 tecnologias não são utilizadas rotineiramente na empresa e outras 6 tendem a não concordância e nem discordância quanto ao seu uso médio geral nas atividades cotidianas. As seis tecnologias remanescentes podem ser adequadas para os intentos da Gestão do Conhecimento. Todas as 14 tecnologias são assinaladas pelos respondentes como úteis e de fácil assimilação, e apresentam potencial para serem adotadas em suas áreas de atuação. A criação de três indicadores: Benefício, Custo e Valor Percebido, são sugestões de pesquisas futuras.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabricio Ziviani, Universidade FUMEC

Doutor em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Mestre em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (2005) e graduado em Administração. Professor do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC.

Referências

ALBERGHINI, Elena; CRICELLI, Livio; GRIMALDI, Michele. Implementing knowledge management through IT opportunities: definition of a theoretical model based on tools and processes classification. In: Proceedings of the European conference on intellectual capital, 2010, Portugal. Anais... Portugal: Lisboa, 2010, p.21-33.

ANGELONI, Maria Terezinha (Org). Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologia. São Paulo: Saraiva, 2017. 215p.

ANGGIA, Pinkie. et al. Identifying critical success factors for knowledge management implementation in organization: a survey paper. In: International Conference on Advanced Computer Science and Information Systems, ICACSIS 2013, Indonésia. Anais... Indonésia: Bali, 2013, p.83-88.

ARIF, Mohammad J.; SHALHOUB, Mohammed Hassan Bin. Critical success factors with its effective role in knowledge management initiatives in public and private organizations in saudi Arabia: experts perspectives. Life Science Journal, v.11, n. 6, p. 636-645, 2014. Disponível em:

<http://www.lifesciencesite.com/lsj/life1106/098_25071life110614_636_645.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2019.

BRANDT, Mariana Baptista; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio. Metadados de negócio: representação da informação dos processos de trabalho. Transinformação, v.31, p.1- 11, 2019. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-

>. Acesso em: 17 jul. 2019.

CAUCHICK-MIGUEL, Paulo Augusto. (Org.) Metodologia de pesquisa em engenharia de produção e gestão de operações. 3. ed. São Paulo: Elsevier, 2018. 176p.

CHUA, Alton Y. K.; BANERJEE, Snehasish. Customer knowledge management via social media: the case of Starbucks. Journal of Knowledge Management, v.17, n.2, p.237-249, 2013.

Disponível em: <https://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/13673271311315196>. Acesso em: 17 jul. 2019.

CHUTTUR, Mohammad Y. Overview of the technology acceptance model: origins, developments and future directions. Working Papers on Information Systems, v.9, n.37, p.9- 37, 2009. Disponível em: <http://www.academia.edu/download/35301794/TAMReview.pdf>.

Acesso em: 04 jun. 2019.

CORRÊA, Fábio. et al. Tecnologias de apoio a Gestão do Conhecimento: uma abstração por conceito, taxonomia e tipologia. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v.11, n.2, p.498-522, 2018. Disponível em:

<http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/8340/9631>. Acesso em: 17 jul. 2019.

DAVID, Klaus et al. (Eds.). Socio-technical design of ubiquitous computing systems. New York: Springer, 2014. 183p.

DAVILA, Guillermo; VARVAKIS, Gregório; NORTH, Klaus. Influência da Gestão Estratégica do Conhecimento na Inovação e Desempenho Organizacional. Brazilian Business Review, v.16, n.3, p.239-254, 2019. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1808- 23862019000300239&script=sci_arttext&tlng=pt>. Acesso em: 17 jul. 2019.

DAVIS, Fred D. Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. MIS Quarterly, v.13, n.3, p.319-340, 1989. Disponível em:

<https://www.jstor.org/stable/249008>. Acesso em: 04 jun. 2019.

DAVIS, Fred D. User acceptance of information technology: system characteristics, user perceptions and behavioral impacts. International Journal of man-Machine Studies, v.38, n.3, p.475-487, 1993. Disponível em:

<https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0020737383710229>. Acesso em: 04 jun. 2019.

FARÍAS, Eduardo Bustos; MERCADO, María Trinidad Cerecedo; GONZÁLEZ, María de Jesús García. Modelo de gestión de conocimiento para el desarrollo de posgrado: estudio de caso. Revista electrónica de investigación educativa, v.18, n.1, p.128-139, 2016. Disponível em:

<http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1607- 40412016000100009&lng=es&nrm=iso>. Acesso em: 17 jul. 2019.

FOSSHAGE, Erick D. et al. Implementing a Lessons Learned Process at Sandia National Laboratories (No. SAND2016-0275), 2016. Disponível em: <https://prod-ng.sandia.gov/techlib- noauth/access-control.cgi/2016/160275.pdf>. Acesso em: 04 jun. 2019.

GELMAN, Andrew; HILL, Jennifer. Data Analysis Using Regression and Multilevel/Hierarchical Models. New York: Cambridge University Press, 2007. 648p.

JOO, Soohyung; CHOI, Namjoo; HARPER, Lindsey M. Investigation of Factors that Influence Public Librarians’ Social Media Use for Marketing Purposes: an adoption of the Technology Acceptance Model and Theory of Planned Behavior. The Library Quarterly, v.89, n2, p.137- 155, 2019. Disponível em: <https://www.journals.uchicago.edu/doi/abs/10.1086/702198>.

Acesso em: 04 jun. 2019.

KOBSA, Alfred; PATIL, Sameer; MEYER, Bertolt. Privacy in instant messaging: An impression management model. Behaviour & Information Technology, v.31, n.4, p.355-370, 2012.

Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/01449291003611326>. Acesso em: 04 jun. 2019.

KOENIG, Michael E. D. What is KM? Knowledge management explained. KM World Magazine, 4, 2012. Disponível em: <http://www.kmworld.com/Articles/Editorial/What-Is-../What-is-KM- Knowledge-Management-Explained-82405.aspx?iframe=true&width=90%&height=90%>.

Acesso em: 04 jun. 2019.

KUMAR, Sanjay; SINGH, Vinay; HALEEM, Abid. Critical success factors of knowledge management: modelling and comparison using various techniques. International Journal of Industrial and Systems Engineering, v.21, n.2, p.180-206, 2015. Disponível em: . Acesso em: 17 jul. 2019.

MCINTYRE, Susan et al. (Ed.). Utilizing Evidence-Based Lessons Learned for Enhanced Organizational Innovation and Change. IGI Global, 2014. Disponível em: <https://www.igi- global.com/book/utilizing-evidence-based-lessons-learned/108292>. Acesso em: 04 jun. 2019.

METKARI, Shri; VITTHAL, Umarao. Role of ICT in Educational Training. Solapur: Laxmi Book, 2015.

RICHTER, Alexander et al. Knowledge management goals revisited: a cross-sectional analysis of social software adoption in corporate environments. Journal of Information and Knowledge Management Systems - VINE, v.43, n.2, p.132-148, 2013. Disponível em:

<https://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/03055721311329927>. Acesso em: 04 jun. 2019.

ROCHA, Álvaro. et al. (Eds.). New Contributions in Information systems and Technologies. New York: Springer, 2015. 1250p. Disponível em: < https://www.springer.com/gp/book/9783319164861 >. Acesso em: 17 jun. 2019.

SALZANO, Kathy A. et al. A Knowledge management framework and approach for clinical development. Therapeutic Innovation & Regulatory Science, v.50, n.5, p.536-545, 2016. Disponível em: <https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/2168479016664773>. Acesso em: 17 jul. 2019.

SANCHES, Bianca C.; CARVALHO, Emily S.; GOMES, Fabio Fonseca Barbosa. A Indústria 4.0 e suas contribuições à sustentabilidade. Revista Engenharia e Tecnologia Aplicada-UNG-Ser, v.2, n.1, p.48-55, 2019. Disponível em:

<http://revistas.ung.br/index.php/engenhariaetecnologia/article/view/3673>. Acesso em: 17 jul. 2019.

SÁNCHEZ, Ileana Regla Alfonso; PONJUÁN DANTE, Gloria. Diseño de un modelo de gestión de conocimiento para entornos virtuales de aprendizaje en salud. Revista Cubana de Información en Ciencias de la Salud, v.27, n.2, p.138-153, 2016. Disponível em:

<http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci _arttext&pid=S2307-21132016000200003>. Acesso em: 17 jul. 2019.

SCHMALTZ, Robert; HAGENHOFF, Svenja; KASPAR, Christian. Information technology support for knowledge management in cooperation. In: Fifth European Conference on Organizational Knowledge, Learning, and Capabilities, Austria. Anais... Austria: Innsbruck, 2004.

WEISS, Marcos Cesar. Sociedade sensoriada: a sociedade da transformação digital. Estudos Avançados, v. 33, n. 95, p. 203-214, 2019. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?

pid=S0103-40142019000100203&script=sci_arttext&tlng=pt>. Acesso em: 17 jul. 2019.

YILMAZ, Yucel. Knowledge management in e-learning practices. The Turkish Online Journal of Educational Technology - TOJET, v.11, n.2, 2012. Disponível em:

<https://eric.ed.gov/?id=EJ989023>. Acesso em: 04 jun. 2019.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 5. ed. São Paulo: Bookman, 2015. 320p.

YOUNG, Ronald. Knowledge management Tools and Techniques Manual. Asian Productivity Organization, Tokyo, 2010. 97p. Disponível em: <https://www.apo- tokyo.org/publications/ebooks/knowledge-management-tools-and-techniques-manual-pdf- 2mb/>. Acesso em: 17 jun. 2019.

Downloads

Publicado

2023-05-01

Como Citar

Rodrigues, G. L. ., Ziviani, F., Paiva, R. C. de ., Maia, L. C. G. ., & Corrêa, F. . (2023). Tecnologias na gestão do conhecimento: percepção de profissionais do setor energético. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 25(2), 7–19. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2023v25i2.57115

Edição

Seção

Artigos