As ações da gestão estratégica de pessoas para a melhoria da prestação de serviços ao público no Conselho Municipal da Cidade de Xai-Xai

Autores

  • Zilpa David Muhate Universidade São Tomás de Moçambique https://orcid.org/0009-0001-2361-3470
  • Albino Alves Nito da Silva Simione Universidade São Tomás de Moçambique
  • Filipe Mahaluça Instituto Superior de Contabilidade e Auditoria de Moçambique (ISCAM)
  • Alfeu Vilanculos Instituto Superior de Contabilidade e Auditoria de Moçambique - ISCAM, Maputo [Moçambique]

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2023v25i2.59576

Palavras-chave:

gestão estratégica, formação, desempenho organizacional

Resumo

A presente pesquisa visa, analisar as acções da gestão estratégica de pessoas no atendimento ao público no Conselho Municipal da Cidade de Xai-Xai. Para a realização desta pesquisa, empregou-se a metodologia qualitativa, aplicada e exploratória, que operacionalizou a análise documental. Os procedimentos do acompanhamento dos funcionários, no exercício das suas actividades permitem o investimento das competências para uma efectiva integração na dinâmica operacional das ferramentas informáticas para o apoio à aprendizagem dos funcionários, especialmente à gestão das equipas de trabalho em diferentes departamentos do controlo. A importância da gestão estratégica para a melhoria do atendimento público caracteriza-se pelo investimento de competências organizacionais para o domínio das áreas departamentais e para a modernização das práticas do atendimento ao público.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

Amaral, D. (2006). Curso de direito administrativo (Editora Al).

Camões, M. R. (2010). Gestão de pessoas: bases teóricas e experiências no sector público (ENAP).

Capuano, E. A. (2015). Gestão por competências no sector público: experiências de países avançados e lições para o Brasil. Revista do Serviço Público.

Gondola, G. (2010). Análise da Relevância da Unidade Técnica de Reforma no Sector Saúde: 2006 – 2008. Universidade Eduardo Mondlane.

Macuane, J. J. (2010). A Gestão da Reforma do Sector Público: Política, Capacitação e Nova Gestão Pública em Moçambique, 2001-2011; In Perspectivas Africanas Sobre a Nova Gestão Pública Implicações para a Formação de Recursos Humano. Em Awortwi & Sitoe (ogrs), Maputo.

Martins, H. F., & Marini, C. (2010). Um guia de governança para resultados na administração pública (Publix Edi).

Mintzberg, H. (2008). Criando Organizações Eficazes: Estruturas em Cinco Configurações (Atlas).

OCDE. (2010). Avaliação da gestão de recursos humanos no governo. Brasil.

Oliveira, J. A. C. K. de. (2010). A gestão de competências e sua articulação à gestão estratégica de recursos humanos: estudo de casos em organizações brasileiras e portuguesas. Universidade Federal de Minas Gerais.

ONU. (2006). A gestão de pessoas como um recurso estratégico. Revista do Serviço Público, 7(9).

Ruas, R. (2005). Aprendizagem organizacional e competências (Porto Aleg). Bookman.

Simione, A. A. N. da S. (2012). Governança no Setor Público Moçambicano: um Estudo no Município de Xai-Xai. Universidade Federal de Pernambuco.

Sveiby, K. E. (1998). A nova riqueza das organizações; tradução de Luiz Euclydes Trindade Frazão Filho.

Amaral, D. (2006). Curso de direito administrativo (Editora Al).

Camões, M. R. (2010). Gestão de pessoas: bases teóricas e experiências no sector público (ENAP).

Capuano, E. A. (2015). Gestão por competências no sector público: experiências de países avançados e lições para o Brasil. Revista do Serviço Público.

Gondola, G. (2010). Análise da Relevância da Unidade Técnica de Reforma no Sector Saúde: 2006 – 2008. Universidade Eduardo Mondlane.

Macuane, J. J. (2010). A Gestão da Reforma do Sector Público: Política, Capacitação e Nova Gestão Pública em Moçambique, 2001-2011; In Perspectivas Africanas Sobre a Nova Gestão Pública Implicações para a Formação de Recursos Humano. Em Awortwi & Sitoe (ogrs), Maputo.

Martins, H. F., & Marini, C. (2010). Um guia de governança para resultados na administração pública (Publix Edi).

Mintzberg, H. (2008). Criando Organizações Eficazes: Estruturas em Cinco Configurações (Atlas).

OCDE. (2010). Avaliação da gestão de recursos humanos no governo. Brasil.

Oliveira, J. A. C. K. de. (2010). A gestão de competências e sua articulação à gestão estratégica de recursos humanos: estudo de casos em organizações brasileiras e portuguesas. Universidade Federal de Minas Gerais.

ONU. (2006). A gestão de pessoas como um recurso estratégico. Revista do Serviço Público, 7(9).

Ruas, R. (2005). Aprendizagem organizacional e competências (Porto Aleg). Bookman.

Simione, A. A. N. da S. (2012). Governança no Setor Público Moçambicano: um Estudo no Município de Xai-Xai. Universidade Federal de Pernambuco.

Sveiby, K. E. (1998). A nova riqueza das organizações; tradução de Luiz Euclydes Trindade Frazão Filho.

Downloads

Publicado

2023-05-01

Como Citar

Zilpa David Muhate, Albino Alves Nito da Silva Simione, Filipe Mahaluça, & Alfeu Vilanculos. (2023). As ações da gestão estratégica de pessoas para a melhoria da prestação de serviços ao público no Conselho Municipal da Cidade de Xai-Xai. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 25(2), 101–110. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2023v25i2.59576

Edição

Seção

Artigos