As ações da gestão estratégica de pessoas para a melhoria da prestação de serviços ao público no Conselho Municipal da Cidade de Xai-Xai
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-0080.2023v25i2.59576Palabras clave:
gestão estratégica, formação, desempenho organizacionalResumen
A presente pesquisa visa, analisar as acções da gestão estratégica de pessoas no atendimento ao público no Conselho Municipal da Cidade de Xai-Xai. Para a realização desta pesquisa, empregou-se a metodologia qualitativa, aplicada e exploratória, que operacionalizou a análise documental. Os procedimentos do acompanhamento dos funcionários, no exercício das suas actividades permitem o investimento das competências para uma efectiva integração na dinâmica operacional das ferramentas informáticas para o apoio à aprendizagem dos funcionários, especialmente à gestão das equipas de trabalho em diferentes departamentos do controlo. A importância da gestão estratégica para a melhoria do atendimento público caracteriza-se pelo investimento de competências organizacionais para o domínio das áreas departamentais e para a modernização das práticas do atendimento ao público.
Métricas
Citas
Amaral, D. (2006). Curso de direito administrativo (Editora Al).
Camões, M. R. (2010). Gestão de pessoas: bases teóricas e experiências no sector público (ENAP).
Capuano, E. A. (2015). Gestão por competências no sector público: experiências de países avançados e lições para o Brasil. Revista do Serviço Público.
Gondola, G. (2010). Análise da Relevância da Unidade Técnica de Reforma no Sector Saúde: 2006 – 2008. Universidade Eduardo Mondlane.
Macuane, J. J. (2010). A Gestão da Reforma do Sector Público: Política, Capacitação e Nova Gestão Pública em Moçambique, 2001-2011; In Perspectivas Africanas Sobre a Nova Gestão Pública Implicações para a Formação de Recursos Humano. Em Awortwi & Sitoe (ogrs), Maputo.
Martins, H. F., & Marini, C. (2010). Um guia de governança para resultados na administração pública (Publix Edi).
Mintzberg, H. (2008). Criando Organizações Eficazes: Estruturas em Cinco Configurações (Atlas).
OCDE. (2010). Avaliação da gestão de recursos humanos no governo. Brasil.
Oliveira, J. A. C. K. de. (2010). A gestão de competências e sua articulação à gestão estratégica de recursos humanos: estudo de casos em organizações brasileiras e portuguesas. Universidade Federal de Minas Gerais.
ONU. (2006). A gestão de pessoas como um recurso estratégico. Revista do Serviço Público, 7(9).
Ruas, R. (2005). Aprendizagem organizacional e competências (Porto Aleg). Bookman.
Simione, A. A. N. da S. (2012). Governança no Setor Público Moçambicano: um Estudo no Município de Xai-Xai. Universidade Federal de Pernambuco.
Sveiby, K. E. (1998). A nova riqueza das organizações; tradução de Luiz Euclydes Trindade Frazão Filho.
Amaral, D. (2006). Curso de direito administrativo (Editora Al).
Camões, M. R. (2010). Gestão de pessoas: bases teóricas e experiências no sector público (ENAP).
Capuano, E. A. (2015). Gestão por competências no sector público: experiências de países avançados e lições para o Brasil. Revista do Serviço Público.
Gondola, G. (2010). Análise da Relevância da Unidade Técnica de Reforma no Sector Saúde: 2006 – 2008. Universidade Eduardo Mondlane.
Macuane, J. J. (2010). A Gestão da Reforma do Sector Público: Política, Capacitação e Nova Gestão Pública em Moçambique, 2001-2011; In Perspectivas Africanas Sobre a Nova Gestão Pública Implicações para a Formação de Recursos Humano. Em Awortwi & Sitoe (ogrs), Maputo.
Martins, H. F., & Marini, C. (2010). Um guia de governança para resultados na administração pública (Publix Edi).
Mintzberg, H. (2008). Criando Organizações Eficazes: Estruturas em Cinco Configurações (Atlas).
OCDE. (2010). Avaliação da gestão de recursos humanos no governo. Brasil.
Oliveira, J. A. C. K. de. (2010). A gestão de competências e sua articulação à gestão estratégica de recursos humanos: estudo de casos em organizações brasileiras e portuguesas. Universidade Federal de Minas Gerais.
ONU. (2006). A gestão de pessoas como um recurso estratégico. Revista do Serviço Público, 7(9).
Ruas, R. (2005). Aprendizagem organizacional e competências (Porto Aleg). Bookman.
Simione, A. A. N. da S. (2012). Governança no Setor Público Moçambicano: um Estudo no Município de Xai-Xai. Universidade Federal de Pernambuco.
Sveiby, K. E. (1998). A nova riqueza das organizações; tradução de Luiz Euclydes Trindade Frazão Filho.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Administração em Diálogo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.