Learning, Absorptive Capacity and Competence at the Individual Level in the Activities of Loading and Unloading of Fuels
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-0080.2024v26i2.63975Palavras-chave:
aprendizado, capacidade de absorção, desenvolvimento de competênciasResumo
O objetivo desta pesquisa foi compreender como a capacidade de absorção promove a aprendizagem individual e o desenvolvimento de competências dos motoristas que prestam serviço à BR Distribuidora no Complexo Portuário Industrial de Suape/PE. Nos procedimentos metodológicos, foi adotada uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e descritivo. Foram entrevistados quatro sujeitos de pesquisa, incluindo dois motoristas e dois profissionais responsáveis pelo treinamento e monitoramento nos processos de carga e descarga. A análise de conteúdo foi utilizada para comparar as respostas dos informantes de acordo com as categorias pré-estabelecidas do referencial teórico. Os resultados revelaram dois campos de visão: o técnico, representado pelo instrutor e pelo técnico de operações, e o campo operacional, representado pelos motoristas. Com isso, foi possível apontar inicialmente alguns pontos que não eram convergentes, como as horas de treinamento, a flexibilidade de horários, a necessidade de reciclagem e a infraestrutura para realizar as atividades, o que denota a necessidade de ferramentas de avaliação de feedback mais eficazes, focadas até mesmo no programa ministrado.
Metrics
No metrics found.
Referências
Antonello, C. S. (2006). Aprendizagem na ação revisitada e sua relação com a noção de competência. Comportamento organizacional e gestão, 12(2), 199-220.
Antonello, C. S. & Godoy, Arilda. S. (2011). Aprendizagem organizacional e as raízes de sua polissemia. Aprendizagem organizacional no Brasil. Porto Alegre: Bookman.
Araújo, D. L. A. de, & Pereira, R. M. (2021). Possibilities of Knowledge Absorptive Capacity Research in the Field of Business Administration. Ciência Da Informação, 50(1), 237-239.
Argyris, C. & Schön, Donald. A. (1996). Organizational learning II: Theory, method and practice. New York: Addison-Wesley Publishing Company.
Bapuji, H., Crossan, M. & Rouse, M. J. (2005). Organizational learning. methodological and measurement issues. In: Proceedings of the 6th International Conference on Organizational Learning and Knowledge, University of Trento, 528-541.
Bardin, L. (2006). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, LDA, 2006.
Brečka, P. & Valentová, M. (2017). Model of the students’ key competences development through interactive whiteboard in the subject of technology. Informatics in Education, 16(1), 25-38.
Bouguerra, A., Mellahi, K., Glaister, K., Hughes, M. & Tatoglu, E. (2020). Revisiting the concept of absorptive capacity: the moderating effects of market sensing and responsiveness. British Journal of Management, 31(2).
Cadiz, David, Sawyer, John E. & Griffith, Terri L. (2009). Developing and validating field measurement scales for absorptive capacity and experienced community of practice. Educational and Psychological Measurement, 69(6), 1035-1058.
Cappellari, G., Welter, C. V. N., Hermes, L. C. R. & Sausen, J. O. (2019). Absorptive capacity: components and organizational mechanisms for its development. Revista de Administração Mackenzie, 20(6).
Cassol, A., Marietto, M. L., Tonial, G. & Werlang, N. B. (2021). Interorganizational learning and absorptive capacity: empirical research in small and medium enterprises. Revista de Administração Mackenzie, 22(1), 1-28.
Cohen, Wesley M. & Levinthal, Daniel A. (1990). Absorptive capacity: A new perspective on learning and innovation. Administrative science quarterly, 35(1), 128-152.
Correia-Lima, B.C., Loiola, E.; Pereira, C. R., Costa, J. S. & Leopoldino, C. B. (2019). O papel de suportes organizacionais na relação entre aprendizagem individual e organizacional. Revista de Administração Mackenzie, 20(5), 1-29.
Defillippi, R. & Ornstein, S. (2003). Psychological perspectives underlying theories of organizational learning. In: Easterby-Smith, M. & Lyles, M. A. (Eds.), Handbook of organizational learning and knowledge management. London: Blackwell Publishing.
Elbashir, Mohamed Z., Collier, Philip A. & Sutton, Steve G. (2011). The role of organizational absorptive capacity in strategic use of business intelligence to support integrated management control systems. The Accounting Review, 86(1), 155-184.
Fleury, M. T. L.; Oliveira Junior, M. M. (2001). Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Atlas.
Godoy, Arlida S. (1995). Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, 35(2), 57-63.
Illeris, Knud. (2004). A model for learning in working life. Journal of Workplace Learning, 16(8), 431-441.
Jiménez-Barrionuevo, María Magdalena, García-Morales, Víctor J. & Molina, Luis Miguel. (2011). Validation of an instrument to measure absorptive capacity. Technovation, 31(5-6), 190-202.
Kolb, D. (1984). Experiential learning. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall.
Lane, P. J., Koka, B. R., & Pathak, S. (2006). The reification of absorptive capacity: A critical review and rejuvenation of the construct. Academy of Management Review, 31(4), 833–863.
Lane, P. J., & Lubatkin, M. (1998). Relative absorptive capacity and interorganizational learning. Strategic Management Journal, 19(5), 461–477.
Le Boterf, G. (1995). De la compétence: essai sur un attracteur étrange. Paris: Quatrième Tirage.
Le Boterf, G. (2003). Desenvolvendo a competência dos profissionais. Porto Alegre: Artmed.
Makarova, E. A. (2014). Role of individual learning pathways in non-threatening teaching and learning environment development. Universal Journal of Educational Research, 2(5), 406-413.
Mcclelland, David C. (1973). Testing for competence rather than for "intelligence." American psychologist, 28(1), 1-14.
Mendes, M. S., Souza, G. M., Tosta, K. C. B. T. & Dalmau, M. P. L. (2019). Mapeamento e desenvolvimento de competências: um estudo de caso nos cargos administrativos do departamento de cultura e eventos da UFSC. Revista de Administração, Contabilidade e Economia, 18(2), 299-320.
Merriam, S. (2009). Qualitative research: a guide to design and implementation. San Francisco: John Wiley & Sons.
Mezirow, Jack. (1998). On critical reflection. Adult education quarterly, 48(3), 185-198.
Munk, L. & Borges, M. (2020). Aprendizagem, desenvolvimento de competências e reflexões sobre o aprender: relato de experiência utilizando aprendizado mais profundo e metodologias ativas. Revista Alcance - Eletrônica, 27(1).
Ruas, R. (2005). Gestão por competências: uma contribuição à estratégia das organizações. Porto Alegre: Bookman.
Sandberg, Jörgen. (2000). Understanding human competence at work: an interpretative approach. Academy of Management Journal, 43(1), 9-25.
Satur, R. V. & Silva, A. M. (2020). A aprendizagem visando a competência em informação na sociedade em tempos de infoesfera. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, 10(especial), 2-22.
Schmidmeier, J., Takahashi, A. R. W. & Bueno, J. M. (2020). Group Intercultural competence: adjusting and validating its concept and development process. Revista de Administração Contemporânea, 24(2), 151-166.
Schmidt, Tobias. (2010). Absorptive capacity-one size fits all? A firm‐level analysis of absorptive capacity for different kinds of knowledge. Managerial and Decision Economics, 31(1), 1-18.
Souza, S. A., Silva, D. E. P. & Abreu, A. F. (2019). Capacidade de absorção dos sinais capturados do ambiente para inovação. Revista de Administração Mackenzie, 20(6).
Terra, J. C. C. (2000). Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial: uma abordagem baseada no aprendizado e na criatividade. São Paulo: Negócio Editora.
Vinding, A. L. (2006). Absorptive capacity and innovative performance: a human capital approach. Economics of Innovation and New Technology, 15(4-5), 507-517.
Volberda, H. W., Foss, N. J., & Lyles, M. A. (2010). PERSPECTIVE - Absorbing the Concept of Absorptive Capacity: How to Realize Its Potential in the Organization Field. Organization Science, 21(4), 931–951. 3
Zahra, S. A. & George, G. (2002). Absorptive capacity: A review, reconceptualization, and extension. Academy of Management Review, 27(2), 185-203.
Zarifian, P. (2001). Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Davi Lucas Arruda de Araújo, Cláudia Martins Pantuffi, Paolo Edoardo Coti-Zelati, Silvio Popadiuk

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.