A influência de fatores operacionais do ambiente do ambiente de negócios e de aspectos de gestão e no desempenho de redes de varejo alimentar de países desenvolvidos e emergentes
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-0080.2024v26i2.64055Palavras-chave:
Desempenho, Regressão de dados em painel, Fatores operacionais, Ambiente de negócios, Qualidade da gestãoResumo
Este estudo analisou a relação entre o desempenho de redes de varejo de alimentos em nações desenvolvidas e emergentes de 2011 a 2019. Utilizados dados de 80 empresas de varejo alimentar em 35 países, empregando modelos de regressão linear de dados de painel. Observou-se uma forte correlação entre o Market Share, atividade operacional, contexto econômico do país-sede (PIB per capita e índice de Gini) e práticas de gestão sustentável. Indicadores financeiros e de mercado de ações foram influenciados pelas operações e pelo ambiente econômico, especialmente o PIB per capita. O foco na sustentabilidade teve um impacto positivo na saúde financeira das empresas, com lojas menores em nações emergentes alcançando um retorno superior sobre o investimento em comparação com lojas maiores.
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