Unichannel e Omnichannel: estudo dos canais de processamento de informações e compra

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2025v27i3.65858

Mots-clés :

unichannel, omnichannel, need for touch

Résumé

Este artigo tem por objetivo compreender os fenômenos Unichannel e Omnichannel, em dois segmentos de produtos diferentes: eletrônicos e vestuário. Realizou-se uma pesquisa quantitativa descritiva, com a participação de 211 respondentes. Aplicou-se um questionário formulado a partir de uma pesquisa realizada na Espanha, em 2014. A análise dos dados foi realizada por meio de regressão logística. Como principal resultado, concluiu-se que os consumidores Omnichannel, quando comparados aos Unichannel, dão mais importância aos fatores relacionados aos produtos, são mais racionais e reflexivos, dedicando mais tempo ao processo de compra e lidando com uma maior quantidade de informações.

Références

Brynjolfsson, E., Hu, Y. J., & Rahman, M. S. (2013). Competing in the age of omnichannel retailing. Cambridge: MIT.

Goncalves, M., & Raatikainen, P. (2016). How social media platforms will revolutionize retail shopping: a showrooming and webrooming analysis. E-Marketing Strategy, Erasmus University Rotterdam.

EBIT. (2018). Webshoppers 2018 - 39 ed. Recuperado em 15, Abril, 2019 de https://www.ebit.com.br/webshoppers.

Flavián, C., Gurrea, R., & Orús, C. (2016). Choice confidence in the webrooming purchase process: The impact of online positive reviews and the motivation to touch. Journal of Consumer Behaviour, 15(5), 459-476.

Flavián, C., Gurrea, R., & Orús, C. (2020). Combining channels to make smart purchases: The role of webrooming and showrooming. Journal of Retailing and Consumer Services, 52, 101923.

Fernández, N. V., Pérez, M. J. S., & Casielles, R. V. El comportamiento omnincal y las rutas de procesamiento de la información: webrooming versus showrooming. CLAvES DE MARKETING, 237.

Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2009). Análise multivariada de dados. Bookman Editora.

Kang, J. Y. M. (2018). Showrooming, webrooming, and user-generated content creation in the omnichannel era. Journal of Internet Commerce, 17(2), 145-169.

Peck, J., & Childers, T. L. (2003). Individual differences in haptic information processing: The “need for touch” scale. Journal of Consumer Research, 30(3), 430-442.

Rathee, R., & Rajain, P. (2019). Online shopping environments and consumer’s Need for Touch. Journal of Advances in Management Research.

Wu, C., Wang, K., & Zhu, T. (2015). Can price matching defeat showrooming. University of California, Haas School of Business, Berkeley.

Yourvexel, O. (2014). Man vs. machine: Which is better at converting sales? Recuperado em 10, maio, 2020 de https://thenextweb.com/entrepreneur/2014/04/30/man-vs-machine-better-converting-sales/

Téléchargements

Publiée

2025-09-01

Comment citer

Nascimento Forner, H., Carvalho, M., & Lopes, E. (2025). Unichannel e Omnichannel: estudo dos canais de processamento de informações e compra. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 27(3), 9–23. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2025v27i3.65858