O desenvolvimento de competências em estudantes de uma empresa júnior de administração balizado pela aprendizagem transformadora
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-0080.2025v27i2.66727Palavras-chave:
aprendizagem transformadora, competências profissionais, empresa júniorResumo
Este estudo aborda o processo de aprendizagem de alunos envolvidos na abertura de uma empresa júnior de administração, com foco no desenvolvimento de competências profissionais. É de abordagem qualitativa, com método dedutivo, descritivo e de estudo de caso. O processo de coleta de dados foi realizado por meio de entrevistas semiestruturadas, virtuais e presenciais, e os dados foram analisados por meio de uma abordagem compreensiva e interpretativa. Os resultados foram organizados em 6 categorias que abordam a temática. Conclui-se que os entrevistados adquiriram 19 competências profissionais, algumas delas próximas às estabelecidas no PPC do referido curso. E o desenvolvimento dessas competências ocorreu por meio de um aprendizado transformador, alcançado nos domínios de aprendizagem instrumental e comunicativo, além da reflexão sobre o conteúdo e o processo.
Referências
Amorim, S. K. P.; Lima, T. B. (2022) Implicações Do Ambiente Virtual De Aprendizagem No Fomento À Aprendizagem Autodirecionada E Transformadora: Um Estudo De Caso Com Discentes De Um Curso De Administração. Gestão e Sociedade, v. 16, n. 45, mai./jun. DOI: https://doi.org/10.21171/ges.v17i45.3627. Acesso em: 26 jul. 2023.
Amorim, S. K. P.; Lima, T. B.; Kruta-Bispo, A. C. (2022) Perspectivas de Aprendizagem Autodirecionada e Transformadora em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Novas Necessidades em Tempos de Pandemia da Covid-19. Revista Ciências Administrativas, v. 28, n. Esp, p. e12309, abr. DOI: https://doi.org/10.5020/23180722.2022.28.Esp.e12309. Acesso em: 26 jul. 2023.
Boufleuer, J. P. (2012) Reconhecimento e mundo comum: possibilidades do diálogo pedagógico. Revista Espaço Pedagógico, v. 18, n. 2, jul./dez. DOI: https://doi.org/10.5335/rep.2013.2427. Acesso em: 26 jul. 2023.
Brasil Júnior. (2023) Movimento Empresa Júnior. Disponível em: <https://brasiljunior.org.br/conheca-o-mej>. Acesso em: 30 jul. 2023.
Callado, A. A. C.; Amorim, T. N. G. F. (2018) Relações entre competências estratégicas e o uso de indicadores de desempenho de cadeias de suprimento entre empresas agroindustriais. Revista ADM.MADE, v. 22, n. 1, p. 1-14, jan./abr. DOI: http://dx.doi.org/10.21714/2237-51392018v22n1p001014. Acesso em: 26 jul. 2023.
Campos, R. C.; Andrade, L. P.; Villarta-Neder, M. A. (2017) Desvendando e desmitificando através da análise Bakhtiana o planejamento estratégico de uma empresa júnior. Estudos de Administração e Sociedade, v. 3, n. 2, p. 46-56, set./dez. DOI: https://doi.org/10.22409/eas.v3i2.40. Acesso em: 26 jul. 2023.
Carbone, P. P.; Brandão, H. P.; Leite, J. B. D.; Vilhena, R. M. P. (2009) Gestão por competência e gestão do conhecimento. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV.
Carbone, P. P.; Tonet, H. C.; Silva Bruno, J. R.; Brandão e Silva, K. I. (2016) Gestão por Competências. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas.
Cardoso, A. L. J. (2021) Desenvolvimento de Competências dos Administradores para uma Carreira de Sucesso. Revista de Carreiras e Pessoas, v. 11, n. 2, p. 262-282, mai./ago. DOI: http://orcid.org/0000-0002-6213-8123. Acesso em: 26 jul. 2023.
Cranton, P. (2006) Understanding and promoting transformative learning: a guide for educatorsof adults. 2. ed. San Francisco: Jossey-Bass Publishers.
Creswell, J. W. (2014) Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: Escolhendo entre cinco abordagens. 3 ed. Porto Alegre: Editora Penso.
Franco, D. S.; Seibert, A. Z. (2018) A Importância da Empresa Júnior para uma Aprendizagem Andragógica. Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 3, n. 4, p. 108-126, out./dez. DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944.2017.v3i4.2113. Acesso em: 30 jul. 2023.
Gil, A. C. (2008) Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Editora Atlas.
Lautenschlager, F. B. (2009) Percepção dos Graduandos sobre o Desenvolvimento de Competências em uma Empresa Júnior de Psicologia. 2009. 110f. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/92411/262969.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 26 jul. 2023.
Lima, T. F.; Cantarotti, A. (2010) A Formação e a Construção de Competências para a Atuação do Profissional de Secretariado Executivo – Um Estudo De Caso Em Uma Empresa Júnior. Revista de Gestão e Secretariado, v. 1, n. 2, p. 93–121, jul./ dez. DOI: https://doi.org/10.7769/gesec.v1i2.17. Acesso em: 26 jul. 2023.
Lima, T. B.; Santos, G. T; Helal, D. H. (2015) As experiências de um ex-detento à luz da aprendizagem transformadora. Diálogo, n. 30, p. 105-124, dez. DOI: http://dx.doi.org/10.18316/2238-9024.15.17. Acesso em: 26 jul. 2023.
Lima, T. B.; Sinésio, I. S. (2018) As Competências de Gestores Hoteleiros: Reflexões entre Formação e Atuação Profissional em Hotelaria no Brejo Paraibano. Revista Gestão Organizacional, v. 10, n. 2, p. 3-21, mai./ ago. DOI: https://doi.org/10.22277/rgo.v10i2.3791. Acesso em: 26 jul. 2023.
Lima, T. B.; Silva, A. B. (2018) Como os mestrandos aprendem? Significados e transformações em um programa de pós-graduação em administração. REUNIR. v. 8, n. 1, p. 36-55, jan./abr. DOI: https://doi.org/10.18696/reunir.v8i1.518. Acesso em: 26 jul. 2023.
Lima, T. B.; Silva, A. B. (2012) Difusão das Perspectivas Teóricas da Aprendizagem na Formação de Administradores. REICE., v. 11, n. 3, p. 05-30, out. DOI: 10.15366/reice2013.11.3.001. Acesso em: 26 jul. 2023.
Mezirow, Jack. & associates. (1990) Fostering critical reflection in adulthood: A guide totransformative and emancipatory learning. San Francisco, California. Jossey-Bass.
Mezirow, J. (2000) Learning to think like an adult: Core concepts of transformation theory. In: Mezirow, J. & Associates (Eds). Learning as transformation: Critical perspectives on a theory in progress. San Francisco, CA: Jossey-Bass.
Mezirow, J.; Taylor, E. W. & associates. (2009) Transformative Learning in Practice: Insights from community, workplace and higher education. San Francisco, CA: Jossey-Bass.
McClelland, D.C. (1973) Testing for competence rather than for “Intelligence “. American Psychologist, v.28, i. 1, p. 1-14, jan.
Moreno, E. A.; Ensslin, L.; Casagrande, J. L.; Dutra, A. (2022) Aprendizagem organizacional no contexto das bibliotecas: mapeamento da literatura internacional. Revista de Gestão e Secretariado, v. 13, n. 3, p. 517–540, set./dez. DOI: https://doi.org/10.7769/gesec.v13i3.1339. Acesso em: 26 jul. 2023.
Percy, R. (2005) The contribution of transformative learning theory to the practice of participatory research and extension: Theoretical reflections. Agriculture and Human Values, v.5, p. 127-136, jun. DOI: https://doi.org/10.1007/s10460-004-8273-1. Acesso em: 26 jul. 2023.
Projeto (2016) Pedagógico do Curso de Graduação em Administração. PPC. Mamanguape: CCAE/UFPB.
Silva, A. B. (2005) A vivência de conflitos entre a prática gerencial e as relações em família. 2005. 272f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102948. Acesso em 30 jul. 2023.
Silva, A. B.; Costa, V. P.; Dias, S. O. M. (2016) Determinantes do Processo de Aprendizagem no Programa Trainee da Empresa Júnior de Administração (EJA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). RACE, v. 15, n. 1, p. 275–298, jan./ abr. DOI: https://doi.org/10.18593/race.v15i1.7573. Acesso em: 26 jul. 2023.
Silva, E. R. (2021) Construção e Avaliação dos Resultados da Aplicação do Business Modelo Canvas de uma Empresa Júnior na cidade de Imperatriz - MA. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 11, n. 3, p. 108-124, set./ dez. DOI: https://doi.org/10.18028/rgfc.v11i3.9920. Acesso em: 26 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Stefany Karoline Pereira de Amorim, Thales Lima, Márcia Saeger, Nívea Marcela M. Nascimento Macêdo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.





