O desenvolvimento de competências em estudantes de uma empresa júnior de administração balizado pela aprendizagem transformadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2025v27i2.66727

Palavras-chave:

aprendizagem transformadora, competências profissionais, empresa júnior

Resumo

Este estudo aborda o processo de aprendizagem de alunos envolvidos na abertura de uma empresa júnior de administração, com foco no desenvolvimento de competências profissionais. É de abordagem qualitativa, com método dedutivo, descritivo e de estudo de caso. O processo de coleta de dados foi realizado por meio de entrevistas semiestruturadas, virtuais e presenciais, e os dados foram analisados por meio de uma abordagem compreensiva e interpretativa. Os resultados foram organizados em 6 categorias que abordam a temática. Conclui-se que os entrevistados adquiriram 19 competências profissionais, algumas delas próximas às estabelecidas no PPC do referido curso. E o desenvolvimento dessas competências ocorreu por meio de um aprendizado transformador, alcançado nos domínios de aprendizagem instrumental e comunicativo, além da reflexão sobre o conteúdo e o processo.

Biografia do Autor

Stefany Karoline Pereira de Amorim, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Administração. Universidade Federal da Paraíba (CCAE/UFPB). 

Thales Lima, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Administração (PPGA/UFPB)

Professor Associado do DCSA/CCAE/UFPB

Márcia Saeger, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB)

Professora Associada do DCSA/CCAE/UFPB

Nívea Marcela M. Nascimento Macêdo, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Administração (PPGA/UFPB)

Professora Adjunta do DCSA/CCAE/UFPB

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Publicado

2025-05-01

Como Citar

Karoline Pereira de Amorim, S., Lima, T., Saeger, M., & Macêdo, N. M. M. N. (2025). O desenvolvimento de competências em estudantes de uma empresa júnior de administração balizado pela aprendizagem transformadora. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 27(2), 17–32. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2025v27i2.66727

Edição

Seção

Artigos