O CENTENÁRIO DO TAYLORISMO E OS ESTUDOS SOBRE LIDERANÇA

Autores

  • Andréa Maruyama PUC SP
  • Carlos Pappini Jr PUC SP
  • Maria Cristina S. Amorim PUC SP

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v13i2.6692

Resumo

Esse artigo revisita a centenária obra “Princípios da Administração Científica” escrita por Taylor no início do século XX. O objetivo é avaliar as contribuições de Taylor aos estudos sobre liderança, destacando a importância da leitura de uma obra seminal para o conhecimento em administração das organizações.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andréa Maruyama, PUC SP

Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PPGA/PUC-SP). Graduada em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho (UNESP), pós- graduação lato sensu em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialização em Formação de Coaching de Equipes pela FIA/USP.

Carlos Pappini Jr, PUC SP

Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PPGA/PUC-SP). Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Campos Salles, Pós Graduação Latu Sensu em Marketing e MBA em Economia e Gestão em Saúde pela UNIFESP.

Maria Cristina S. Amorim, PUC SP

Doutora em Ciencias Sociais pelo Programa de Estudos Pos-Graduados em Ciencias Sociais da Pontificia Universidade Catolica de Sao Paulo (PEPGCS/PUC-SP). Professora do Programa de Pos-Graduacao em Administracao da Pontificia Universidade Catolica de Sao Paulo (PPGA/PUC-SP).

Downloads

Publicado

2011-08-24

Como Citar

Maruyama, A., Pappini Jr, C., & Amorim, M. C. S. (2011). O CENTENÁRIO DO TAYLORISMO E OS ESTUDOS SOBRE LIDERANÇA. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 13(2). https://doi.org/10.20946/rad.v13i2.6692

Edição

Seção

Artigos