O CENTENÁRIO DO TAYLORISMO E OS ESTUDOS SOBRE LIDERANÇA

Autores

  • Andréa Maruyama PUC SP
  • Carlos Pappini Jr PUC SP
  • Maria Cristina S. Amorim PUC SP

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v13i2.6692

Resumo

Esse artigo revisita a centenária obra “Princípios da Administração Científica” escrita por Taylor no início do século XX. O objetivo é avaliar as contribuições de Taylor aos estudos sobre liderança, destacando a importância da leitura de uma obra seminal para o conhecimento em administração das organizações.

Metrics

PDF views
6,038
Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026767
|

Biografia do Autor

Andréa Maruyama, PUC SP

Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PPGA/PUC-SP). Graduada em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho (UNESP), pós- graduação lato sensu em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialização em Formação de Coaching de Equipes pela FIA/USP.

Carlos Pappini Jr, PUC SP

Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PPGA/PUC-SP). Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Campos Salles, Pós Graduação Latu Sensu em Marketing e MBA em Economia e Gestão em Saúde pela UNIFESP.

Maria Cristina S. Amorim, PUC SP

Doutora em Ciencias Sociais pelo Programa de Estudos Pos-Graduados em Ciencias Sociais da Pontificia Universidade Catolica de Sao Paulo (PEPGCS/PUC-SP). Professora do Programa de Pos-Graduacao em Administracao da Pontificia Universidade Catolica de Sao Paulo (PPGA/PUC-SP).

Downloads

Publicado

2011-08-24

Como Citar

Maruyama, A., Pappini Jr, C., & Amorim, M. C. S. (2011). O CENTENÁRIO DO TAYLORISMO E OS ESTUDOS SOBRE LIDERANÇA. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 13(2). https://doi.org/10.20946/rad.v13i2.6692

Edição

Seção

Artigos