CONSUMO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Danilo de Oliveira Sampaio, Marlusa Gosling, André Francisco Alcântara Fagundes, Caissa Veloso e Sousa

Resumo


Este artigo de cunho qualitativo objetivou verificar o comportamento do consumidor de alimentos orgânicos por meio das variáveis saúde e estilo de vida, no sentido de compreender como os consumidores dão valor a estes aspectos de consumo. Utilizou-se a teoria do comportamento do consumidor conforme Sheth e Sethi (1975) e Rook e Levy (1983), os quais tratam as questões culturais e simbólicas em relação ao consumo. De caráter exploratório, neste trabalho foram desenvolvidos dois grupos focais utilizando-se a análise de conteúdo. O primeiro grupo focal de consumidores de alimentos orgânicos demonstrou conscientização sobre a importância do alimento orgânico, ocorrendo inclusive relações de socialização. O segundo grupo focal formado por consumidores de alimentos tradicionais, percebeu o orgânico como sendo algo saudável, contudo, não apresentou a consciência do conceito deste tipo de produto e de seus benefícios.

Palavras-chave


alimentos orgânicos; comportamento do consumidor; grupos focais

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DOI: https://doi.org/10.20946/rad.v15i1.9582

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Revista Administração em Diálogo - RAD
ISSN: 2178-0080

     

 

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