Uma Análise das Motivações para Compra Compulsiva: Baseada nas Dimensões de Preço, de Conspicuidade e de Uso de Crédito

Autores

  • Stephanie Ingrid Souza Barboza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba; Universidade Federal da Paraíba.
  • Fabiana Gama de Medeiros Mestranda do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba
  • Francisco José da Costa Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba – PPGA/UFPB.

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v18i1.14770

Resumo

O estudo analisou a influência do preço, conspicuidade e uso de crédito na compra compulsiva. Foram enunciadas oito hipóteses, testadas a partir de um estudo empírico realizado junto a uma amostra de 150 respondentes. Na análise dos resultados foi efetuada as técnicas de previsão de regressão pelo modelo normal linear e pelo modelo logístico. Assim, pôde-se afirmar que o comportamento de compra compulsiva é influenciado pela percepção do benefício obtido na compra e da sensação de distinção que isto pode lhes garantir. Ademais, os compradores compulsivos são condicionados pelo uso inadvertido do cartão de crédito e pela crença de conhecimento de preços.

 

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Biografia do Autor

Stephanie Ingrid Souza Barboza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba; Universidade Federal da Paraíba.

Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba; Professora no Innstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Fabiana Gama de Medeiros, Mestranda do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba – PPGA/UFPB

Francisco José da Costa, Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba – PPGA/UFPB.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba – PPGA/UFPB- João Pessoa/Brasil

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Publicado

2016-01-01

Como Citar

Barboza, S. I. S., Medeiros, F. G. de, & Costa, F. J. da. (2016). Uma Análise das Motivações para Compra Compulsiva: Baseada nas Dimensões de Preço, de Conspicuidade e de Uso de Crédito. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 18(1), 57–80. https://doi.org/10.20946/rad.v18i1.14770

Edição

Seção

Artigos