GESTÃO DE CARREIRA DE PROFESSORES: A RELAÇÃO COM A AÇÃO ESTRATÉGICA EM UMA UNIVERSIDADE PRIVADA DA CIDADE DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.20946/rad.v11i1.2739Abstract
Atualmente a gestão de pessoas é influenciada pela crescente necessidade de competitividade imposta às organizações. As políticas adotadas nesse sentido, entre elas as ligadas à gestão de carreira, devem viabilizar o alcance de objetivos organizacionais. Embora tratar de educação seja diferente de tratar da produção de bens de consumo e de outros serviços, universidades privadas concorrem entre si pela conquista e manutenção de alunos. Com objetivo de ampliar a visão sobre a relação entre gestão de carreira e ação estratégica, é apresentado neste artigo um estudo exploratório que envolve esses dois temas. Foram realizadas em 2006 entrevistas semi-estruturadas com profissionais ligados ao curso de administração de uma instituição de ensino superior localizada na Zona Leste da cidade de São Paulo. Entre os resultados, é possível destacar que a falta de um plano de carreira e de clareza quanto às oportunidades de desenvolvimento profissional podem impactar negativamente o alcance de objetivos ligados à área de atuação e, conseqüentemente, o alcance dos objetivos organizacionais. O levantamento da situação profissional dos entrevistados em 2008 mostra que tal lacuna implica ausência de avanço na carreira dos docentes na instituição.Metrics
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work licensed simultaneously under a Creative Commons Attribution License after publication, allowing the sharing of work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).






