Gestão de carreiras criativas, identidade e cultura comunitária: Amadeu Alves e a cultura musical Irapuã
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-0080.2020v22i2.43623Keywords:
Carreiras criativas. Carreiras artísticas. Identidade organizacional. Cultura. Cultura comunitária.Abstract
A identidade é um campo de conhecimento estratégico que agrega valor à carreira criativa de uma pessoa. A gestão da dinâmica identitária pode auxiliar na compreensão sobre o indivíduo e possibilitar o atingimento dos propósitos almejados. Este artigo tem o objetivo de fundamentar, descrever e discutir conhecimentos sobre a importância da identidade na gestão de carreiras criativas. Propõe-se que a dinâmica identitaria na gestão de uma carreira envolve o relacionamento entre as dimensões da imagem, cultura e visão. A pesquisa empírica é de caráter qualitativo, de acordo com o método biográfico. Enfocou-se o setor criativo da música e a carreira de Amadeu Alves, considerando o impacto da cultura comunitária na sua carreira. Os resultados obtidos permitem conceber melhor o valor da identidade na gestão de carreiras criativas, considerando como a cultura comunitária influencia nas decisões de carreira. Os resultados contribuem para o entendimento das dinâmicas da economia criativa sob o ponto de vista das carreiras e dinâmicas de identidade.Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work licensed simultaneously under a Creative Commons Attribution License after publication, allowing the sharing of work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).