O CASO DA ABORDAGEM DE ESTUDOS DE CASOS: ELEMENTOS, CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS ENTRE YIN, STAKE E EISENHARDT
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-0080.2021v23i1.49136Keywords:
Estudo de Caso, Pesquisa Científica, Abordagens EpistemológicasAbstract
A metodologia de estudo de caso é amplamente utilizada na área de ciências sociais aplicadas. Desta forma, esta pesquisa teórica tem como objetivo evidenciar os elementos, as convergentes e as divergentes nas abordagens epistemológica de Yin, Stake e Eisenhardt no que concerne ao estudo de caso. Este estudo justifica-se devido a necessidade de uma elucidação na literatura quanto as diferentes abordagens do estudo de caso, possibilitando a interpretação e utilização adequada para a escolha do paradigma a ser utilizado em pesquisas. Este estudo contribui com a literatura ao fornecer uma confrontação das nuances apresentadas por cada autor e evidencia uma visão dos paradigmas epistemológicos que delineiam cada abordagem para a formação de teorias futuras.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work licensed simultaneously under a Creative Commons Attribution License after publication, allowing the sharing of work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).