Comunicação de Conhecimento Tácito e Marketing

Автор(и)

  • Hiroco Fuita
  • Jorge de Albuquerque Vieira

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v4i1.875

Анотація

Neste trabalho iremos discutir aspectos da Teoria do Conhecimento em Marketing. Enfatizaremos em primeiro lugar os aspectos comunicacionais complexos das mensagens e dos sistemas fonte e ambiente. Posteriormente, evidenciaremos as condições e implicações da complexidade ou da permanência sistêmica envolvendo a intersemiose. Iniciaremos o trabalho utilizando o conceito de Umwelt (Uexkull, 1992) uma interface do processo evolutivo que faz a mediação e a comunicação entre um ser vivo e seu ambiente, para que este ser permaneça no tempo. Nesse contexto evolutivo há o desenvolvimento de atividades complexas, tal como o marketing, cujas formas de conhecimento classificaremos como conhecimento tácito (Polany, 1967), que não é discursivo nem formal. Para Sebeok (1992) há uma semiose começando por uma pessoa e um destino, o público, que poderia achar o “estado de coisas” desta fonte solitária olhando “para fora” e em reverso contemplando o mundo, refletindo sobre o que a pessoa percebeu. Sebeok coloca também a questão: fonte de mensagem ou destino? As atividades de marketing envolvem vários componentes de conhecimento tácito; um ambiente competitivo, a delegação do poder do conhecimento e de opiniões para outros, são algumas atitudes típicas de um comportamento etológico e tácito e o ser humano é o representante mais complexo desse comportamento. Necessitamos de um conhecimento técnico que pertence ao domínio do conhecimento discursivo clássico e sabemos que o conhecimento menos leigo faz a conexão com o mercado e seu componente tácito. A seguir, vamos discorrer sobre o significado da permanência de uma sociedade nesse aspecto. Finalizando o trabalho, vamos sugerir uma postura epistemológica e metodológica para futuros desenvolvimentos em marketing. Palavras-chave: comunicação, complexidade, conhecimento tácito, intersemiose, permanência. Abstract This text aims at discussing aspects of Marketing Knowledge Theory. Firstly we will put emphasis on the communicable and complex aspects of messages and sources and environment systems. Afterwards we will make evident the conditions and involvement of complexity or system permanence envolving intersemiosis. We will introduce this text with the concept of Umwelt (Uexkull, 1992) an evolutionary process interface which does the mediation and communication between a human being and his environment so that he is able to stay in the time. In this evolutionary context there is the development of complex activities such as marketing, whose form of knowledge we will classify as tacit knowledge (Polany, 1967), neither discursive nor formal. For Sebeok (1992) there is a semiosis beginning by one person and a destiny, the public who could find the “status of things” of this solitary source looking “out” to and opposed to the world, reflecting about the person’s perceptions. Sebeok also asks: message source or destiny? The marketing activities include various components of tacit knowledge; a competitiveness environment, a knowledge power commitment and views to other persons. There are some representative attitudes of ethologic and tacit behavior and the human being is the most complex representative of this behavior. We need technical knowledge which belongs to the domain of classic discursive knowledge and we know that the unprofessional knowledge does the connection with the market with this tacit component. Following, we will discuss about the meaning of permanence of a society in this aspect. Finally, we will suggest an epistemological and methodological attitude for future marketing developments. Key-words: communication, complexity, tacit knowledge, intersemiosis, permanency.

Metrics

Vistas del PDF
269
Jul 2008Jan 2009Jul 2009Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202623
|

Опубліковано

2008-07-15

Як цитувати

Fuita, H., & Vieira, J. de A. (2008). Comunicação de Conhecimento Tácito e Marketing. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 4(1). https://doi.org/10.20946/rad.v4i1.875

Номер

Розділ

Artigos