Contabilidade Criativa, Ética e Gerenciamento de Resultados: Auditoria versus Academia

Authors

  • Alessandra Gois Gadelha Dias Universidade de Brasília - UnB
  • José Humberto da Cruz Cunha Universidade de Brasília
  • Isabel Cristina Henriques Sales Universidade de Brasília
  • Pedro Correia Santos Bezerra Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v18i1.17161

Abstract

O objetivo deste artigo é examinar a percepção de auditores e acadêmicos em relação à Contabilidade Criativa, ao Gerenciamento de Resultados, assim como suas implicações éticas. Além do levantamento bibliográfico sobre o assunto, aplicou-se um questionário para acadêmicos de cinco instituições de ensino superior e auditores independentes de duas empresas consideradas parte do grupo "Big Four". Os resultados obtidos apontam que, ao longo do questionário, os acadêmicos mantiveram uma linha de raciocínio coerente, sendo contra o gerenciamento de resultados. Já os auditores apresentaram comportamento oscilante em relação a perguntas que tratavam do mesmo tema. Em questão específica sobre atitude fraudulenta, houve disparidade entre a maioria das respostas. O estudo está em linha com resultados apresentados por Jones (2011), Dechow e Skinner (2000), que demonstraram que a visão acadêmica sobre a Contabilidade Criativa, difere do observado entre os profissionais contábeis de forma geral.

 

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Author Biographies

Alessandra Gois Gadelha Dias, Universidade de Brasília - UnB

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília. Assistente na PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes.

José Humberto da Cruz Cunha, Universidade de Brasília

Mestre em Contabilidade. Professor na Universidade de Brasília.

Isabel Cristina Henriques Sales, Universidade de Brasília

Mestre em Contabilidade. Contadora Eletrobras Eletronorte

Pedro Correia Santos Bezerra, Universidade de Brasília

Bacharel em Ciências Contábeis pela Univeridade de Brasília.

Published

2016-01-01

How to Cite

Dias, A. G. G., Cunha, J. H. da C., Sales, I. C. H., & Bezerra, P. C. S. (2016). Contabilidade Criativa, Ética e Gerenciamento de Resultados: Auditoria versus Academia. Management in Dialogue Review, 18(1), 133–151. https://doi.org/10.20946/rad.v18i1.17161