COMPOSTO DE MARKETING DE SERVIÇOS E INDICADORES DE PERFORMANCE ORGANIZACIONAL ADOTADOS POR GRUPOS EMPRESARIAIS DO SETOR FUNERÁRIO

Authors

  • Letícia Marchió Pereira
  • Juliana Maria Magalhães Christino Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais - FEAD
  • Fabrício Ziviani Unversidade FUMEC
  • Josmária Lima Ribeiro de Oliveira Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais - FEAD

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v17i1.14882

Abstract

O objetivo deste trabalho foi analisar os grupos empresariais do setor funerário por meio dos elementos do composto de marketing de serviços e da performance organizacional. Para tal, a metodologia utilizada foi de caráter qualitativo e descritivo, em que se coletaram os dados por meio de entrevista semiestruturada, junto a seis dos doze grupos empresariais do setor funerário atuantes em território nacional. Os elementos do marketing de serviços mais elaborados são: produto, com destaque para o mix de serviços complementares oferecidos; pessoas; e evidências físicas. Os indicadores de performance organizacional mais adotados são as métricas financeiras e de vendas.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Letícia Marchió Pereira

Aos 18 anos, na cidade de Mineiros em Goiás entrei para a Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior (FIMES), faculdade onde cursei Administração de Empresas, curso voltado para área de administração rural, visto que a cidade sobrevive, basicamente, do agronegócio.

Em janeiro de 2000, quando entrei para a faculdade, comecei a trabalhar na Associação Comercial e Industrial de Mineiros (ACIM), no cargo de auxiliar de escritório e, com o desenvolver de meu trabalho, ocupei o cargo de secretaria executiva, sendo responsável pela execução das atividades desenvolvidas na instituição.

Em 2002, comecei a trabalhar, paralelamente com a ACIM, no Instituto de Dados Estatísticos e Pesquisas Sócio Econômicas (INDEP) da Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior. Atuei realizando pesquisas de campo e auxiliando no desenvolvimento de projetos, como a elaboração de um Banco de Dados Permanente para o município de Mineiros e outro para traçar o perfil do empresário de Mineiros.

Em 2003 a paixão pela área agrícola foi um impulso para obter estágio em um dos maiores produtores de grãos da região, as fazendas Milton Fries (MF), isso aliado ao trabalho na Associação Comercial. Com o objetivo de aprimorar ainda mais os meus conhecimentos e, apesar de não trabalhar na área, iniciei, em novembro do mesmo ano, um MBA em Gestão do Agronegócio na Universidade Federal de Viçosa (UFV), Minas Gerais. Este foi ano em que tornei bacharel em administração.

No início de 2004, fui trabalhar com a minha família em um ramo muito distinto do que planejara para minha vida, porém muito satisfatório, a empresa familiar Funerária Santa Rita de Cássia Ltda. No mesmo ano, fui selecionada para o processo de “traineé” da empresa Emege Produtos Alimentícios S/A, em Goiânia, Goiás, logo deixei a empresa familiar e me mudei para Goiânia. A experiência foi produtiva, porém a empresa passava por uma reestruturação financeira e tive que retornar a minha cidade natal.

Em 2005, retornei para Mineiros, onde voltei a atuar na empresa da família, além de ministrar aulas no Curso de Tecnólogo em Gestão do Agronegócio, na disciplina Gestão de Negócios Agroalimentares e Marketing, na Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior, hoje UNIFIMES - Centro Universitário de Mineiros. Em janeiro de 2006, conclui o MBA em Gestão de Agronegócio e na empresa onde trabalho, Funerária Santa Rita de Cássia Ltda., comecei a buscar recursos financeiros junto ao Banco do Brasil para expandir a organização. Criei melhorias para a empresa através de investimento em infra-estrutura para atender melhor aos clientes, com a criação de salas de velório, clínica de preparação de corpos (considerada referência no estado de Goiás) e um local único para atendimento a família enlutada, deixando a parte de Planos de Assistência Familiar em outro local exclusivo. Conseguindo assim inovar e trazer progressos ao atendimento ao cliente. No ano de 2007 tornei-me empresária, além de administradora, no ramo de floricultura, criada inicialmente com o intuito de satisfazer as necessidades dos clientes da funerária, e hoje possuo também uma empresa de cobrança que atende a empresa de Planos, somos então um grupo coeso e forte dentro de Mineiros, onde é aliado tradição com inovação, somos lideres de mercado e sempre buscamos melhorias na parte de gestão dentro dos empreendimentos da família.

A docência foi uma experiência única em minha vida, e a partir daí comecei a lecionar em outros cursos como Tecnólogo em Gestão de Marketing e Vendas, Zootecnia e Agronomia além do Curso de Administração. Orientei várias monografias em todos os cursos que lecionei, além de participar nas bancas de monografia dos cursos lecionados. Dei continuidade a um Projeto de Extensão, intitulado PROEAF- Programa de Extensão Universitária de Apoio a Agricultura Familiar e participei do Conselho de Pesquisa, no qual faço parte até os dias de hoje.

No ano de 2009 dei início a Pós Graduação em Gestão de Pessoas pela FEF – Fundação Educacional de Fernandópolis – SP, onde escrevi um artigo com o tema Motivação em uma empresa funerária, pois achava difícil a compreensão do que leva a satisfação aos colaboradores e principalmente no meu caso, como é estar motivada.

No ano de 2010 decidi intensificar minha vida acadêmica, tanto na docência como na pesquisa e com isso fazer mestrado, para atingir meu objetivo: aprimorar a atividade docente e aprofundar a pesquisa na área de marketing e compreender melhor como atua o setor funerário.

Ao descrever a minha vivência profissional compreendo que de todas as atividades desenvolvidas sempre busquei algo que me motivasse. Por isso a busca constante por melhorias e agora a intensificação na minha vida acadêmica, que foi e é uma atividade que me deixa motivada e explicando assim o meu interesse em fazer um mestrado depois de 7 anos após a minha conclusão do curso em Administração.

Enfim, no ano de 2013 defendi minha dissertação, o que  contribuiu com o meu crescimento pessoal e profissional, o mundo da pesquisa me fascina, adoro saber que possuo colaborar com as mais diversas áreas administrativas, e isso só é possível através da educação, que hoje não é valorizada como se deveria em nosso país.

 

Published

2015-07-24

How to Cite

Pereira, L. M., Christino, J. M. M., Ziviani, F., & Oliveira, J. L. R. de. (2015). COMPOSTO DE MARKETING DE SERVIÇOS E INDICADORES DE PERFORMANCE ORGANIZACIONAL ADOTADOS POR GRUPOS EMPRESARIAIS DO SETOR FUNERÁRIO. Management in Dialogue Review, 17(1). https://doi.org/10.20946/rad.v17i1.14882