Qualidade de Vida Subjetiva em Instituições de Longa Permanência para Idosos

Autores/as

  • Pedro Felipe da Costa Coelho Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB
  • Nelsio Rodrigues de Abreu Universidade Federal da Paraíba – UFPB

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-0080.2017v20i3.37189

Palabras clave:

Qualidade de Vida, Estatuto do Idoso, Instituições de Longa Permanência para Idosos

Resumen

Esta pesquisa teve por objetivo investigar a qualidade de vida subjetiva de idosos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). A partir da análise de conteúdo de 11 entrevistas semiestruturadas com idosos que residem em uma ILPI, constatou-se que a qualidade de vida subjetiva dos idosos institucionalizados é afetada positivamente por meio dos serviços da instituição relativos à organização de celebrações religiosas, do auxílio à realização de atividades da vida diária e das interações sociais entre os idosos e os funcionários da instituição. Contudo, a falta de privacidade durante o banho matinal, o saque compulsório da aposentadoria, a falta de variedade de alimentos e a carência de atividades de lazer afetam negativamente as dimensões da qualidade de vida subjetiva desses idosos.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Pedro Felipe da Costa Coelho, Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB

Professor da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB. Doutorando em Administração e Controladoria na Universidade Federal do Ceará – UFC.

Nelsio Rodrigues de Abreu, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Professor da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras – UFLA.

Publicado

2018-09-12

Cómo citar

Coelho, P. F. da C., & de Abreu, N. R. (2018). Qualidade de Vida Subjetiva em Instituições de Longa Permanência para Idosos. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 20(3), 69–88. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2017v20i3.37189