Determinantes Hedônicos Sobre o Preço de Apólices de Seguro Automotivo
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-0080.2019v21i2.39210Palabras clave:
Preços Hedônicos, Automóveis, SeguroResumen
Este artigo busca oferecer uma análise sobre a influência das principais características do seguro automotivo na definição do preço das apólices. Com isso, permite-se a valoração desses atributos na precificação de seguros, um investimento consumido em larga escala e valorização de automóveis, como parte adjacente da indústria automotiva, impactando também do orçamento familiar privado aos lucros industriais públicos. Constatou-se que o perfil do consumidor (faixa etária e gênero), características do veículo (modelo, ano e sistema antifurto), além da estratégia das seguradoras, foram fatores relevantes no preço de apólices no contexto amostral estudado. Com o conhecimento desses atributos que norteiam a precificação dos seguros é possível discutir o comportamento do mercado, oferecer uma ferramenta na decisão de consumo dos proprietários, mas possivelmente também podendo vir a complementar a base de dados e instrumentos de pesquisas sobre as corretoras tanto pela pesquisa acadêmica quanto pela gestão da cobertura de automóveis através do seguro, diferenciando, sob a forma de variáveis e seus preços relativos, a precificação dos fatores de risco dessa operação financeira para seus interessados.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.