A Relação entre o Comprometimento Afetivo e as Dimensões da Aprendizagem Organizacional

Auteurs

  • Klinger Ceccon Caprioli IFES - Instituto Federal do Espírito Santo
  • Bruno Felix Von Borell de Araujo FUCAPE Business School

DOI :

https://doi.org/10.20946/rad.v18i3.21453

Mots-clés :

Comprometimento, Aprendizagem Organizacional, Comprometimento Afetivo

Résumé

Esta pesquisa estudou a relação entre o Comprometimento Organizacional Afetivo (CA) e a Aprendizagem Organizacional (AO). O CA foi mensurado pela Escala de Comprometimento Organizacional Afetivo. A AO foi mensurada através da escala desenvolvida por Chan (2003). Realizou-se análise das propriedades psicométricas dos instrumentos aplicados. O teste de hipóteses utilizou a Modelagem de Equações Estruturais. Identificou-se que o Comprometimento Organizacional não explicou de forma consistente a AO, porém verificou-se que o comprometimento de base afetiva apresentou relação significante com a missão organizacional, sugerindo que indivíduos afetivamente comprometidos tendem a se envolver mais com a organização.

Métriques

PDF views
1,532
Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026147
|

Bibliographies de l'auteur

Klinger Ceccon Caprioli, IFES - Instituto Federal do Espírito Santo

Mestre em Administração de Empresas

Bruno Felix Von Borell de Araujo, FUCAPE Business School

Doutor em Administração de Empresas

Téléchargements

Publiée

2016-05-01

Comment citer

Caprioli, K. C., & Araujo, B. F. V. B. de. (2016). A Relação entre o Comprometimento Afetivo e as Dimensões da Aprendizagem Organizacional. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 18(3), 76–103. https://doi.org/10.20946/rad.v18i3.21453