Celebração: uma dimensão para a Pastoral na Escola Católica

Autores

  • Sergio Azevedo Rogerio Junqueira IPFER
  • Valeria Andrade Leal Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião (IPFER)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2177-952X.2020v14i25p155-166

Palavras-chave:

Escola Católica, Liturgia, Evangelização, Pastoral Escolar.

Resumo

O texto apresenta uma reflexão sobre a dimensão da celebração na Escola Católica como parte integrante da tríplice ação da Igreja: anúncio, serviço e liturgia. Considera elementos práticos da ação evangelizadora na escola e o setor responsável por sua realização, a saber, a Pastoral Escolar. Insiste na necessidade de que a evangelização na Escola Católica contribua para a formação de cristãos que vivenciem de forma sempre mais consciente a ação litúrgica. Para tanto, toda celebração, litúrgica ou não, adquire caráter catequético e mistagógico despertando para o sentido de cada palavra, gesto e de toda a comunicação entre Deus e a pessoa humana. Assim, o presente artigo visa sensibilizar para maior responsabilidade no planejamento e realização de toda ação celebrativa de forma que esta contribua para o encontro com Jesus Cristo vivo, bem como despertar para a necessidade de uma adequada formação litúrgica aos agentes de pastoral e demais educadores.

Biografia do Autor

Sergio Azevedo Rogerio Junqueira, IPFER

Livre Docente e Pós-Doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Doutor e Mestre em Ciências da Educação pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma. Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Religião

Valeria Andrade Leal, Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião (IPFER)

Mestre em Teologia e Pedagoga pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Filosofia da Educação pela UFPR. Assessora de Pastoral Escolar do SAGRADO – Rede de Educação (Região Sul).

Downloads

Publicado

2020-08-30