Raiz espiritual da Teologia da Libertação

método e escopo em diálogo com Gustavo Gutiérrez

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2177-952X.2022v16i30p7-21

Palavras-chave:

metodologia, pobre, libertação, espiritualidade, Gutiérrez

Resumo

O presente artigo se propõe revisitar parte da obra de Gustavo Gutiérrez com o intuito de investigar, do ponto de vista epistemológico, o método próprio de sua teologia. Nesta empreitada, partimos da espiritualidade como raiz da grande Teologia da Libertação. É, de fato, na experiência místico-contemplativa, interpretada posteriormente como práxis cristã que acontecerá a intuição para uma metodologia estruturada em dois momentos intercruzados: de um lado, a práxis como ato primeiro, lugar da experiência, do silêncio, da compaixão e solidariedade; de outro, como ato segundo, a reflexão crítica, científica, elaborada à luz do silêncio primeiro. Todo este projeto para não cair em esterilidade teórica ou utópica precisa ser interpretado através da perspectiva do pobre, de duas formas: através da imersão em seu mundo próprio e com o auxílio das ciências sociais, mesmo que para isto seja necessário o aporte da análise marxista, lida de modo crítico e atento às incompatibilidades teóricas com a fé cristã. Este caminho metodológico-espiritual orienta a Igreja a fazer uma opção preferencial pelos pobres, a fim de uma libertação integral, capaz de dar autêntico testemunho da ressurreição.

 

Palavras-chave: metodologia; pobre; libertação; espiritualidade; Gutiérrez.

Biografia do Autor

Pedro Igor Leite, UNICAP

Mestre em Teologia Sistemático-Pastoral pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Contato: pedro.igor@unicap.br

Referências

AQUINO JÚNIOR, Francisco de. Teoria teológica. Práxis teologal. Sobre o método da Teologia da Libertação. Ed. Paulinas: São Paulo, SP. 2012.

GUTIÉRREZ, Gustavo. Teologia da Libertação. Perspectivas. Ed. Loyola: São Paulo, SP, 2000.

GUTIÉRREZ, Gustavo. Beber em seu próprio poço. Itinerário espiritual de um povo. Ed. Loyola: São Paulo, SP, 2000b.

GUTIÉRREZ, Gustavo. Teologia a partir do reverso da história (1977). In.: A força histórica dos pobres. Ed. Vozes: Petrópolis, RJ. 1981.

GUTIÉRREZ, Gustavo. Teologia e ciências sociais (1984). In.: A verdade vos libertará. Confrontos. Ed. Loyola: São Paulo, SP. 2000.

GUTIÉRREZ, Gustavo. Debate da tese de Gustavo Gutiérrez (1985). In.: A verdade vos libertará. Confrontos. Ed. Loyola: São Paulo, SP. 2000.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Edição

Seção

DOSSIÊ