A IMUTABILIDADE DO DEUS ALTÍSSIMO

Uma visão comparativa deste Seu atributo nas perspectivas dos escritos do Profeta Malaquias e do Escritor à Carta aos Hebreus

Autores

  • Anderson Nunes de Carvalho Vieira Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Cássia Patrícia da Costa Aguiar Centro Universitário Internacional (UNINTER)
  • Elisângela da Silva Carneiro

DOI:

https://doi.org/10.23925/2177-952X.2022v16i29p51-70

Palavras-chave:

Imutabilidade, Profeta Malaquias, Epístola aos Hebreus

Resumo

Este estudo versou sobre a imutabilidade do Deus Altíssimo, por meio do Deus Pai e do Deus Filho, numa visão comparativa entre os escritos do Livro do Profeta Malaquias e da Epístolas aos Hebreus. Como questionamento levantou-se:  Existe congruência nas cosmovisões sobre a imutabilidade de Deus entre os escritos do Profeta Malaquias e do Escritor da Epístola aos Hebreus? Ou seja, ambos autores estão em consonância no que diz respeito a imutabilidade do Deus Altíssimo? Para solucionar a problemática levantada, teve-se como objetivo geral Identificar se existe concordância da cosmovisão teológica sobre a imutabilidade de Deus entre os escritos do Profeta Malaquias e do Escritor da Epístola aos Hebreus. A metodologia empregada foi a do tipo qualitativa de caráter descritiva e bibliográfica. Conclui-se que existe base bíblica e teológica para afirmar que ambos os escritos estão em consonância sobre a imutabilidade de Deus, porém um na ótica de Deus Pai e outro na ótica de Deus Filho.

Biografia do Autor

Anderson Nunes de Carvalho Vieira, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

*Mestre em Agronegócios e Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Contato: andersonvieira.nunes@hotmail.com

Cássia Patrícia da Costa Aguiar, Centro Universitário Internacional (UNINTER)

Graduada em Teologia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Contato: cassiacostaaguiar@gmail.com

Elisângela da Silva Carneiro

Especialização em Formação Pedagógica do Professor Universitário pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Contato: andersonvieira.nunes13@gmail.com

Referências

AGOSTINHO, Santo. Comentário aos Salmos. Trad. Monjas Beneditinas. Rev. H. Dalbosco. São Paulo: Paulus, 1997. v. II. 85, 12, 8.

BÍBLIA DE ESTUDO DEFESA DA FÉ. Bíblia de Estudo defesa da fé: Questões reais, respostas precisas e fé solidificada. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.

CONEGERO, Daniel. Quais são os atributos de Deus? Disponível em: < https://estiloadoracao.com/atributos-de-deus/> acesso em agosto de 2020.

DUTRA, Silvio. A imutabilidade de Deus. Rio de Janeiro: Amazon, 2018.

KAHN, Charles Henry. A arte do pensamento de Heráclito: Uma edição dos fragmentos com tradução e comentário. 2ª ed. São Paulo: Paulus Editora, 2009.

LEWIS, Clive Staples. Os quatro amores. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2017.

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. São Paulo: Editora Atlas, 1986.

O ESTANDARTE DE CRISTO. A imutabilidade de Cristo por Charles Haddon Spurgeon. A imutabilidade de Cristo, Sermão nº 170 pregado na manhã do dia do Senhor, 3 de janeiro de 1858. Por Charles Haddon Spurgeon no Music Hall, Royal Surrey Gardens. Disponível em: https://oestandartedecristo.com/2019/03/21/a-imutabilidade-de-cristo-por-c-h-spurgeon/. Acesso em agosto de 2020.

SANTOS, José Trindade. Da Natureza — Parmênides. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

SEMBLANO, Martinho Lutero. Teologia Sistemática: Teontologia (A doutrina do Deus Pai). São Paulo: Scriptura, 2020.

SERWAY, Raymond. JEWETT, John. Princípios de física – Vol. II – oscilações, ondas e termodinâmica. São Paulo: Cengage Learning, 2014.

SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. Bíblia de Estudo Defesa da Fé – Almeida Revista e Corrigida. 4ª ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.

SOUZA, Nicodemos de. Bibliologia: estudos sobre como a Bíblia chegou até nós. Volume 17. 1ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

SPINELLI, Miguel. Filósofos Pré-socráticos. Primeiros Mestres da Filosofia e da Ciência Grega. 2ª edição. Porto Alegre: Edipucrs, 2003.

SPURGEON, Charles Haddson. A imutabilidade de Cristo. Sermão nº 170. Volume IV. New Park Street Pulpit: Estandarte de Cristo, 2016 apud site o Estandarte de Cristo. Disponível em: https://oestandartedecristo.com/2019/03/21/a-imutabilidade-de-cristo-por-c-h-spurgeon/, acesso em agosto de 2020.

STAMPS, Donald Carrel. Bíblia de Estudo Pentecostal – Almeida Revista e Corrigida. 1ª edição. Rio de Janeiro: CPAD, 1995.

Downloads

Publicado

2022-11-17

Edição

Seção

ARTIGOS