Religiosidade e cultura popular na américa latina

A ontologia dos povos originários como condição de reflexão

Autores

  • Albio Fabian Melchioretto

DOI:

https://doi.org/10.23925/2177-952X.2023v17i31p129-144

Palavras-chave:

Ontologia, Cartografia Social, Cultura, Religião, América Latina

Resumo

A sociedade do tempo presente é composta por uma multiplicidade de acontecimentos e eventos. Este artigo tem por desafio refletir duas condições, a religiosidade e a cultura popular na América Latina. As duas condições apontadas passaram por diversos processos de desterritorializações e foram transformadas radicalmente. A atualidade é marcada, entre tantos processos, pela secularização e pelo neopentecostalismo. Diante deste conjunto, objetiva-se investigar como as teorias da libertação contribuem para uma leitura atual da religiosidade e da cultura popular na América Latina. O objetivo será desenvolvido por análise bibliográfica visando a apresentação de uma cartografia social deleuzo-guattariana a partir dos conceitos mobilizados. A mobilização apontou três contribuições das teorias da libertação para o tempo atual, a educação como potência da esperança; resistência às ideias individualizadas proposta pelo secularismo e pelo neopentecostalismo e a retomada da ideia da comunidade. A construção dar-se-á a partir da recuperação de ideais dos povos originários que vivenciaram e sentiram o cheiro dessa terra.

Biografia do Autor

Albio Fabian Melchioretto

Doutorado em Desenvolvimento Regional pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Contato: albio.melchioretto@gmail.com

Referências

BITTENCOURT, Vivian. Contribuições para repensar o desenvolvimento a partir dos direitos da natureza: um olhar sob a perspectiva da América Latina. 301 f. Tese – Universidade Regional de Blumenau, FURB, Blumenau, 2021. Disponível em: https://bu.furb.br/docs/TE/2021/368171_1_1.pdf. Acesso em: 12 abr. 2023.

CELAM, Conselho Episcopal Latino-Americano. Documento de Medellín: conclusiones. La igreja en la actual transformación de América Latina a luz del Concilio. 1968.

CELAM, Conselho Episcopal Latino-Americano. Documento de Puebla. Evangelização no presente e no futuro da América Latina. Conclusões da III Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano. Texto oficial. São Paulo: Paulinas, 1979.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? 3. Ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

DUSSEL, Enrique. 1492: o encobrimento do outro: a origem do mito da modernidade, conferências de Frankfurt. Petrópolis: Vozes, 1993.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MARIANO, Ricardo. Neopentecostais: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2005.

RAHNER, Karl. Curso fundamental da fé: introdução ao conceito de cristianismo. São Paulo: Paulus, 1989.

Downloads

Publicado

2023-07-03

Edição

Seção

ARTIGOS