Pessoa humana à imagem e semelhança de Deus no ciberespaço

Autores

  • Guadalupe Corrêa Mota Universidade Católica de Santos

DOI:

https://doi.org/10.23925/2177-952X.2023v17i32p42-59

Palavras-chave:

Antropologia Teológica, Três Pessoas da Santíssima Trindade, Pessoa Humana, Cibercultura digital

Resumo

Nesta segunda década do século XXI, testemunhamos a emergência de novas tecnologias digitais, materializadas na internet, nas redes sociais digitais, nas máquinas providas de inteligências artificiais, que estão a transformar radicalmente a maneira como pensamos, vivemos e nos relacionamos. Para os cristãos, o avanço dessas tecnologias gera reflexões profundas sobre o significado da existência humana, da vida, da morte, e, consequentemente, questionamentos sobre a existência de Deus e do modo como nos relacionamos com Aquele a quem chamamos de Deus-Pai Criador, as Três Pessoas da Santíssima Trindade. Este artigo, em forma de ensaio crítico, a partir de referenciais da Antropologia Cristã e do Magistério do Papa Francisco, e em diálogo interdisciplinar com autores do campo da Comunicação e da Cibercultura Digital, centra-se na discussão sobre o conceito de “pessoa humana como relacionalidade presencial” à luz das transformações sociais e tecnológicas em curso, a partir da questão: que imagem de Deus e que imagem de humano estão sendo gestadas nessa nova configuração das sociabilidades humanas? Na conclusão, reafirma-se a dignidade inalienável da pessoa humana e sua condição de criatura à imagem e semelhança de Deus, cuja referência última de humanidade é Jesus Cristo, frente às pretensões tecnocientificistas e culturais de prescindir do humano e da relacionalidade transcendental no jardim da nova vida cibernética digital, e apontam-se insights práticos para uma ação evangelizadora qualificada no ambiente digital do ciberespaço.

Biografia do Autor

Guadalupe Corrêa Mota, Universidade Católica de Santos

Doutora em Educação pela Universidade Católica de Santos. Professora da Universidade Católica de Santos. Contato: guadalupemota@unisantos.br

Referências

ARAÚJO, Manfredo. O novo humanismo segundo o Papa Francisco. In. MOL GUIMARÂES et al. O novo humanismo: paradigmas civilizatórios para o século XXI a partir do Papa Francisco. São Paulo: Paulus. 2022, p. 335-377.

CONCÍLIO VATICANO II. Constituição Dogmática Dei verbum sobre a revelação divina. In: Concílio Ecumênico Vaticano II - Documentos. Brasília: Edições CNBB, 2018.

CONCÍLIO VATICANO II. Constituição Dogmática Gaudium et spes sobre a igreja no mundo de hoje. In: Concílio Ecumênico Vaticano II - Documentos. Brasília: Edições CNBB, 2018.

DE MORI, Geraldo. O anúncio de Jesus Cristo em novos tempos. Nas fronteiras da “insignificância”, do sujeito vulnerável e da tecnociência. In. ALBUQUERQUE; GODOY (Orgs.). A pastoral numa igreja em saída. Brasília: CAPES. Belo Horizonte: FAJE. São Paulo: Loyola. 2018.

FELINTO, Erick; SANTAELLA, Lúcia. O explorador de abismos: Vilém Flusser e o pós-humanismo. São Paulo: Paulus, 2012. (Coleção Comunicação).

FRANCISCO, Papa. 2023. Mensagem para o Dia Mundial da Paz 2024. Inteligência artificial e paz. Disponível em: <https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/peace/documents/20231208-messaggio-57giornatamondiale-pace2024.html>. Acesso em: 14 dez. 2023.

FRANCISCO, Papa. (EG) Exortação apostólica Evangelii gaudium. São Paulo: Paulus/Loyola. 2013.

FRANCISCO, Papa. (LS) Carta Encíclica Laudato Si – sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulus/Loyola. 2015.

GROSS, Fernando. A velhice e a ancianidade no Pentateuco. Tese (Doutorado). 120p. 2023 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Filosofia e Teologia. São Paulo: São Paulo. 2023.

IHU. A humanidade das máquinas. Da inteligência artificial à senciência artificial. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=RbG7u32r_zM>. Acesso em: 2 dez. 2023.

JORNAL DA USP. Cresce em mais de 140% o número de procedimentos estéticos em jovens. Tainá Lourenço. Atualidades. 12/06/2023. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/cresceu-mais-de-140-o-numero-de-procedimentos-esteticos-em-jovens-nos-ultimos-dez-anos/. Acesso em: 12 nov. 2022

LADARIA. Antropologia. In. LATOURELLE & FISICHELLA (org.). Dicionário de Teologia Fundamental. Tradução de Luiz João Baraúna. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, p. 68-72.

LIBANIO, J. B. Qual o futuro do cristianismo? São Paulo: Paulus, 2006. (Temas da Atualidade).

PALÁCIO, Carlos. A ORIGINALIDADE SINGULAR DO CRISTIANISMO. Perspectiva Teológica, [S. l.], v. 26, n. 70, p. 311, 1994. Disponível em: https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/article/view/1181. Acesso em: 12 dez. 2023.

SANTAELLA, Lúcia. Neo-humano, a sétima revolução cognitiva do sapiens. São Paulo: Paulus. 2022.

SANTAELLA, Lúcia. Humano hiper-híbridos: linguagens e cultura na segunda era da internet. São Paulo: Paulus. 2021.

SANTAELLA, Lúcia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. 6 reimp. São Paulo: Paulus. 2018.

SANTAELLA, Lúcia. Comunicação ubíqua:repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus. 2013.

Downloads

Publicado

2023-12-23