Pessoa humana à imagem e semelhança de Deus no ciberespaço

Auteurs-es

  • Guadalupe Corrêa Mota Universidade Católica de Santos

DOI :

https://doi.org/10.23925/2177-952X.2023v17i32p42-59

Mots-clés :

Antropologia Teológica, Três Pessoas da Santíssima Trindade, Pessoa Humana, Cibercultura digital

Résumé

Nesta segunda década do século XXI, testemunhamos a emergência de novas tecnologias digitais, materializadas na internet, nas redes sociais digitais, nas máquinas providas de inteligências artificiais, que estão a transformar radicalmente a maneira como pensamos, vivemos e nos relacionamos. Para os cristãos, o avanço dessas tecnologias gera reflexões profundas sobre o significado da existência humana, da vida, da morte, e, consequentemente, questionamentos sobre a existência de Deus e do modo como nos relacionamos com Aquele a quem chamamos de Deus-Pai Criador, as Três Pessoas da Santíssima Trindade. Este artigo, em forma de ensaio crítico, a partir de referenciais da Antropologia Cristã e do Magistério do Papa Francisco, e em diálogo interdisciplinar com autores do campo da Comunicação e da Cibercultura Digital, centra-se na discussão sobre o conceito de “pessoa humana como relacionalidade presencial” à luz das transformações sociais e tecnológicas em curso, a partir da questão: que imagem de Deus e que imagem de humano estão sendo gestadas nessa nova configuração das sociabilidades humanas? Na conclusão, reafirma-se a dignidade inalienável da pessoa humana e sua condição de criatura à imagem e semelhança de Deus, cuja referência última de humanidade é Jesus Cristo, frente às pretensões tecnocientificistas e culturais de prescindir do humano e da relacionalidade transcendental no jardim da nova vida cibernética digital, e apontam-se insights práticos para uma ação evangelizadora qualificada no ambiente digital do ciberespaço.

Biographie de l'auteur-e

Guadalupe Corrêa Mota, Universidade Católica de Santos

Doutora em Educação pela Universidade Católica de Santos. Professora da Universidade Católica de Santos. Contato: guadalupemota@unisantos.br

Références

ARAÚJO, Manfredo. O novo humanismo segundo o Papa Francisco. In. MOL GUIMARÂES et al. O novo humanismo: paradigmas civilizatórios para o século XXI a partir do Papa Francisco. São Paulo: Paulus. 2022, p. 335-377.

CONCÍLIO VATICANO II. Constituição Dogmática Dei verbum sobre a revelação divina. In: Concílio Ecumênico Vaticano II - Documentos. Brasília: Edições CNBB, 2018.

CONCÍLIO VATICANO II. Constituição Dogmática Gaudium et spes sobre a igreja no mundo de hoje. In: Concílio Ecumênico Vaticano II - Documentos. Brasília: Edições CNBB, 2018.

DE MORI, Geraldo. O anúncio de Jesus Cristo em novos tempos. Nas fronteiras da “insignificância”, do sujeito vulnerável e da tecnociência. In. ALBUQUERQUE; GODOY (Orgs.). A pastoral numa igreja em saída. Brasília: CAPES. Belo Horizonte: FAJE. São Paulo: Loyola. 2018.

FELINTO, Erick; SANTAELLA, Lúcia. O explorador de abismos: Vilém Flusser e o pós-humanismo. São Paulo: Paulus, 2012. (Coleção Comunicação).

FRANCISCO, Papa. 2023. Mensagem para o Dia Mundial da Paz 2024. Inteligência artificial e paz. Disponível em: <https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/peace/documents/20231208-messaggio-57giornatamondiale-pace2024.html>. Acesso em: 14 dez. 2023.

FRANCISCO, Papa. (EG) Exortação apostólica Evangelii gaudium. São Paulo: Paulus/Loyola. 2013.

FRANCISCO, Papa. (LS) Carta Encíclica Laudato Si – sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulus/Loyola. 2015.

GROSS, Fernando. A velhice e a ancianidade no Pentateuco. Tese (Doutorado). 120p. 2023 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Filosofia e Teologia. São Paulo: São Paulo. 2023.

IHU. A humanidade das máquinas. Da inteligência artificial à senciência artificial. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=RbG7u32r_zM>. Acesso em: 2 dez. 2023.

JORNAL DA USP. Cresce em mais de 140% o número de procedimentos estéticos em jovens. Tainá Lourenço. Atualidades. 12/06/2023. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/cresceu-mais-de-140-o-numero-de-procedimentos-esteticos-em-jovens-nos-ultimos-dez-anos/. Acesso em: 12 nov. 2022

LADARIA. Antropologia. In. LATOURELLE & FISICHELLA (org.). Dicionário de Teologia Fundamental. Tradução de Luiz João Baraúna. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, p. 68-72.

LIBANIO, J. B. Qual o futuro do cristianismo? São Paulo: Paulus, 2006. (Temas da Atualidade).

PALÁCIO, Carlos. A ORIGINALIDADE SINGULAR DO CRISTIANISMO. Perspectiva Teológica, [S. l.], v. 26, n. 70, p. 311, 1994. Disponível em: https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/article/view/1181. Acesso em: 12 dez. 2023.

SANTAELLA, Lúcia. Neo-humano, a sétima revolução cognitiva do sapiens. São Paulo: Paulus. 2022.

SANTAELLA, Lúcia. Humano hiper-híbridos: linguagens e cultura na segunda era da internet. São Paulo: Paulus. 2021.

SANTAELLA, Lúcia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. 6 reimp. São Paulo: Paulus. 2018.

SANTAELLA, Lúcia. Comunicação ubíqua:repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus. 2013.

Publié-e

2023-12-23