A ESPIRITUALIDADE E A MÍSTICA DO EDUCADOR
DOI:
https://doi.org/10.23925/2177-952X.2010v4i6pp.%20109-120Palabras clave:
Via Amoris, Pedagogia do Coração, Pessoa, Relação, Humanização.Resumen
A relevância deste texto caracteriza-se pelo fato de ser apriori fruto da articulação entre a Teologia e a Pedagogia e da tentativa de se pensar teologicamente a educação. O texto procura compreender a pedagogia, no sentido moderno do termo, em seu aspecto mais genuíno e no seu aspecto mais elevado como um processo contínuo de viver e agir segundo a condição paradigmática do ato revelador da humanidade. A pedagogia em diálogo com a teologia encontrar-se-á diacrônica e sincronicamente adaptando-se as novas fronteiras e aos desafios que se impõe neste contexto epocal e entre eles o que afeta cada ser humano, o da humanização. Neste processo, os educadores que buscam o sentido do ser compreender-se-ão como um locus theologicus, dotado de uma capacidade receptiva de transmitir e testemunhar os valores fundamentais do existir humano tão caros neste contexto de niilismo e globalização. A busca de sentido, de uma espiritualidade e de uma mística que se fundamente na pedagogia de Deus desenhará um processo pedagógico-teologal que não deixará à margem a utopia do Reino e o sonho de um mundo mais humanizado. A via amoris será então o que é de fato, caminho humanizador.Métricas
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Xavier, P. P. D. J. (2010). A ESPIRITUALIDADE E A MÍSTICA DO EDUCADOR. Revista Eletrônica Espaço Teológico., 4(6), p. 109–120. https://doi.org/10.23925/2177-952X.2010v4i6pp. 109-120
Número
Sección
ARTIGOS


