A paróquia: da progênie judaico-helenístico-cristã ao Concílio Vaticano II

Autores/as

  • Adilson Cristiano Habowski Graduando em Teologia pelo Centro Universitário La Salle – UNILASALLE - Canoas/RS
  • Daniel Felipe Jacobi Graduando em Teologia pelo Centro Universitário La Salle – UNILASALLE - Canoas/RS
  • Lucas Luiz Abreu Rocha Graduando em Teologia pelo Centro Universitário La Salle – UNILASALLE - Canoas/RS

DOI:

https://doi.org/10.23925/2177-952X.2016v10i18p18-33

Palabras clave:

Paróquia, História da Igreja, Eclesiologia, Comunidade de fé

Resumen

A gênese histórica da paróquia e seu desenvolvimento estrutural em relação à história da Igreja é a problemática central à qual este texto está subordinado. Por esta razão, o texto parte da etimologia do termo paróquia à compreensão de suas origens e matrizes dentro da concepção do cristianismo nascente e em suas raízes bíblicas, sem a pretensão de apresentar críticas e reformulações da estrutura paroquial. O respectivo trabalho toma como alicerce os decorrentes períodos e fatos históricos da Igreja para caracterizar e contextualizar o desenvolvimento da paróquia que, desde os primórdios, está subordinada a estruturas de autoridades eclesiais. O seguinte texto vale-se de documentos importantes que contextualizam a visão, função e organização da paróquia como parte fundamentalmente integrante do corpo eclesial, bem como conceituam juridicamente esta comunidade de fé, célula da Igreja Particular. Após um apanhado geral da genealogia eclesiástica, com o desenvolvimento paroquial no seu interior, o presente trabalho atem-se a contextualizar a visão que a paróquia assumiu dentro da eclesiologia do XXI Concílio Ecumênico da Igreja Católica, o Concílio Vaticano II e do Código do Direito Canônico de 1983 em comparação com o Código Pio-beneditino. Com isso, o presente texto intui proporcionar fundamentos a futuros estudos e questionar a efemeridade.

Publicado

2016-12-26

Número

Sección

ARTIGOS