Pedagogia do outro: um instrumento de Jesus para despertar o seu discipulado
DOI :
https://doi.org/10.23925/2177-952X.2017v11i19p05-15Mots-clés :
Pedagogia do outro, Discipulado, Despertar, Teologia BíblicaRésumé
A presente pesquisa oferece ao leitor um estudo exegético-teológico do evangelho segundo Lucas 10:25-37, perícope na qual se narra um diálogo de Jesus com um intérprete da lei. O que se percebe é que há muitos estudos que consideram demasiadamente a parábola e ignoram o diálogo teológico presente no texto. Esta pesquisa pretende aprofundar o recurso narrativo de perguntas e respostas, utilizado por Lucas, para indicá-lo como um instrumento pedagógico de Jesus a fim de despertar seu discipulado. A perícope é estruturada por duas perguntas do intérprete da lei: “Mestre, o que fazer para herdar a vida eterna?” (διδάσκαλε, τί ποιήσας ζωὴν αἰώνιον κληρονομήσω;) (v.25) e “E quem é o meu próximo?” (καὶ τίς ἐστίν μου πλησίον;) (v.29); três perguntas feitas por Jesus: “Na lei o que está escrito? Como lês?” (Ἐν τῷ νόμῳ τί γέγραπται; πῶς ἀναγινώσκεις;) (v.26b) e “Quem pois destes três te parece haver-se tornado próximo do que caiu entre os ladrões? (τίς τούτων τῶν τριῶν πλησίον δοκεῖ σοι γεγονέναι τοῦ ἐμπεσόντος εἰς τοὺς λῃστάς) (v.36); duas respostas do intérprete da lei (vv.27,36); e um discurso parabólico (vv.30-35). A metodologia aplicada é de cunho bibliográfico em perspectiva interdisciplinar, a fim de fomentar a pesquisa na área da Teologia Bíblica, a partir da contribuição da pedagogia no ensino religioso. Espera-se, desse modo, contribuir com o debate sobre a igreja e o ensino bíblico para um novo século.