Bíblias no Mercado: o poder dos consumidores e a competição entre os editores - o caso da sociedade bíblica do Brasil

Autores

  • Leonildo Silveira Campos UMESP

Palavras-chave:

Bíblia Sagrada, Sociedade Bíblica do Brasil, Mercado de Bíblias

Resumo

As primeiras cópias da Bíblia Sagrada chegaram ao Brasil no início do século XIX. Os missionários protestantes estabelecidos posteriormente somente implementaram a sua distribuição. Mas, até o final da Segunda Guerra Mundial, as bíblias eram impressas no exterior e sua distribuição dependia dos esforços da Sociedade Bíblica Britânica Estrangeira ou da Sociedade Bíblica Americana. A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) foi fundada em 1948 após a junção das sociedades estrangeiras que operaram no País por mais de 100 anos. Porém, o boom de publicação de bíblias se deu após 1995, com o estabelecimento da “Gráfica da Bíblia”. Desde então, a SBB imprimiu 100 milhões de exemplares, os quais foram distribuídos no Brasil, em países de fala portuguesa, e exportados para outros 105 países. Nesse período, o mercado de bíblias se tornou crescentemente competitivo e diversificado. As editoras especializadas em bíblias passaram a usar as ferramentas do marketing no tratamento de seu principal e único produto - a Bíblia - submetendo-o às leis do mercado e as necessidades e demandas dos seus consumidores.

Biografia do Autor

Leonildo Silveira Campos, UMESP

Doutor em Ciências daReligião e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião naUniversidade Metodista de São Paulo.

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Publicado

2012-12-31

Edição

Seção

Seção Temática