Meios de comunicação e religiosidade. Mediações e perspectivas midiáticas na concepção das comunicações evangélicas

Autores

  • Gloria E. Miguel Universidad Nacional de Santiago del Estero (UNSE).

Palavras-chave:

Evangélicos, comunicação, radiofonia, mediações, cultura

Resumo

Os meios de comunicação e a produção cultural evangélica constituem parte da oferta comunicativa contemporânea. Neste artigo, concentramo-nos no caso de uma emissora internacional de radiofonia evangélica, que articula uma rede de emissoras na América Latina, e exploramos as concepções das comunicações evangélicas que atravessam e configuram este espaço. A análise do discurso da emissora em seu website e em suas aulas de capacitação para comunicadores nos permitiu explorar as articulações entre religiosidade e cultura midiática. Por um lado, os modos de comunicação próprios dos cultos se diversificam a partir do uso dos meios e, por outro, se consolida a vertente comunicacional evangélica com formatos heterogêneos e expressões de inserção diversa na produção midiática contemporânea.

Biografia do Autor

Gloria E. Miguel, Universidad Nacional de Santiago del Estero (UNSE).

Licenciada en Comunicación Social por la Universidad Católica de Santiago del Estero (UCSE), doctoranda en Ciencias Sociales en la Universidad de Buenos Aires (UBA), becaria CONICET dentro del Instituto de Estudios para el Desarrollo Social (INDES) de la Universidad Nacional de Santiago del Estero (UNSE).

Downloads

Publicado

2013-06-30

Edição

Seção

Seção Temática