A Teoria do Mercado Religioso: Evidências Empíricas na Literatura

Autores

  • Lívio Luiz Soares de Oliveira
  • Giácomo Balbinotto Neto UFRGS

Palavras-chave:

Religioso, mercado, pluralismo, monopólio, escolha

Resumo

Este artigo trata da Teoria Econômica do Mercado Religioso. São apresentados conceitos extraídos desse paradigma, como commodity religiosa, oferta e demanda de bens e serviços religiosos, competição e monopólio no mercado religioso, dentre outros.  Os graus de regulação no mercado religioso são discutidos. São mostradas as definições de organizações religiosas e seus tipos, conceitos de compensadores religiosos e as possíveis consequências da intervenção governamental no mercado religioso. A principal contribuição deste trabalho é uma revisão da literatura, com base nos resultados de testes empíricos, sobre o principal resultado da Teoria do Mercado Religioso, ou seja, a de que existe uma correlação positiva entre pluralismo religioso e frequência religiosa.

Biografia do Autor

Lívio Luiz Soares de Oliveira

Doutor em Economia, pesquisador na Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul.

Giácomo Balbinotto Neto, UFRGS

Doutor em Economia, professor do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPGE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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