Editorial

Autores

  • Sérgio Rogério Azevedo Junqueira PUCPR

Palavras-chave:

Ensino Religioso, Ciência da Religião aplicada

Resumo

A disciplina de Ensino Religioso foi incluída no currículo das escolas públicas brasileiras no período republicano há 84 anos (1931 – 2015). Ao longo dessas décadas, a compreensão a respeito desse componente curricular deixou de ser um tema eclesial para ser pesquisado nas universidades, especialmente a partir de 2014, quando passou a ser compreendido como Ciência da Religião aplicada, reconhecido pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Com objetivo de atualizar essa ampla discussão, a REVER traz um dossiê sobre a relação do Ensino Religioso com a Ciência da Religião.

Biografia do Autor

Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, PUCPR

Livre-Docente (2012) e Pós-Doutor (2010) em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Doutor (2000) e Mestre (1996) em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia Salesiana (Roma-Itália), Professor do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR/PR. Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER – www.gper.com.br). Como Professor Titular da PUCPR leciona e pesquisa no Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia. Pesquisa com apoio CNPQ – Projeto Universal - srjunq@gmail.com

Downloads

Publicado

2015-12-31