Uma ciência como referência: uma conquista para o Ensino Religioso

Autores

  • Sérgio Rogério Azevedo Junqueira PUCPR

Palavras-chave:

Educação, Ensino Religioso, História do Ensino Religioso, Ciência da Religião.

Resumo

Este texto é parte do projeto Mapa do Ensino Religioso, que tem como objetivo identificar, organizar e analisar o percurso de escolarização deste componente curricular na história da educação brasileira. Esta é uma pesquisa exploratória, por tratar-se de um estudo preliminar, realizada por meio de um levantamento bibliográfico para estabelecer a referência dos estudos posteriores e articulação de documentos historicamente produzidos. Pois o desafio de fundamentar a escolarização da disciplina e a compreensão do estabelecimento de uma área de referência para orientar o estabelecimento de currículos e o perfil da formação do professor foi a proposição dessa pesquisa. Os resultados estão expressos neste artigo a partir da compreensão da história da disciplina escolar, uma abordagem multidisciplinar que exigirá posteriores aprofundamentos - para tal, utilizou-se dos estudos de Chervel, Passos e Romanowski.

Biografia do Autor

Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, PUCPR

Livre-Docente (2012) e Pós-Doutor (2010) em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Doutor (2000) e Mestre (1996) em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia Salesiana (Roma-Itália), Professor do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR/PR. Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER – www.gper.com.br). Como Professor Titular da PUCPR leciona e pesquisa no Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia.

Downloads

Publicado

2015-12-31