Uma ciência como referência: uma conquista para o Ensino Religioso
Palavras-chave:
Educação, Ensino Religioso, História do Ensino Religioso, Ciência da Religião.Resumo
Este texto é parte do projeto Mapa do Ensino Religioso, que tem como objetivo identificar, organizar e analisar o percurso de escolarização deste componente curricular na história da educação brasileira. Esta é uma pesquisa exploratória, por tratar-se de um estudo preliminar, realizada por meio de um levantamento bibliográfico para estabelecer a referência dos estudos posteriores e articulação de documentos historicamente produzidos. Pois o desafio de fundamentar a escolarização da disciplina e a compreensão do estabelecimento de uma área de referência para orientar o estabelecimento de currículos e o perfil da formação do professor foi a proposição dessa pesquisa. Os resultados estão expressos neste artigo a partir da compreensão da história da disciplina escolar, uma abordagem multidisciplinar que exigirá posteriores aprofundamentos - para tal, utilizou-se dos estudos de Chervel, Passos e Romanowski.Downloads
Publicado
2015-12-31
Edição
Seção
Seção Temática
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.